04/09/2025
14h05
fruta em casa

As casas estão diminuindo de tamanho e a vida mais próxima da cidade muitas vezes nos faz preferir viver em um apartamento. Mas muitas casas ainda preservam um pé de fruta em casa, no quintal. Pode ser a casa dos seus pais, avós, familiares ou amigos, o fato é que você certamente conhece alguém que tem esse verdadeiro presente em casa.

Todos devem reconhecer que é um privilégio poder colher a fruta direto do pé. Mas você já parou para pensar que é possível estender os benefícios por um longo período? De forma natural, as frutas, geralmente, vão estar boas para consumo somente em determinado período do ano, por isso a estratégia de fazer polpas congeladas por ser uma excelente opção!

Fruta em casa: como aproveitar?

Pé de manga, acerola, pitanga, goiaba, amora, jabuticaba, limão, laranja e tantas outras frutas deliciosas. Muitas são as árvores que dão fruta em casa, ainda mais naquelas casas antigas de interior, que podem ter vários pés – que sonho, hein? Dá para aproveitar todas elas de um jeito muito simples, pois a maioria delas pode ser congelada.

O pulo do gato aqui, que vai fazer o diferencial para durar por mais tempo, é higienizar as frutas logo após a colheita e armazená-las de forma correta. É importante que você faça esse processo logo após colher para que as frutas não estraguem, amadureçam demais ou se contaminem.

Uma outra dica muito importante é fazer porções que vão facilitar o seu uso no futuro, por isso, você pode guardá-las em potes pequenos e médios. Os sacos plásticos também podem ser utilizados, desde que limpos, mas é preciso ter cuidado para que eles não grudem na polpa e sejam difíceis de soltar na hora do descongelamento, como em plásticos muito finos que aderem à fruta.

Receitas para o ano todo!

Se você tem fruta em casa ou pode se beneficiar da colheita de alguém que não faz nada com os frutos produzidos, saiba que muitas são as possibilidades de receitas durante todo o ano. O campeão, que passa pela cabeça de todo mundo, é o suco com polpa de fruta de verdade. E vamos combinar? O gostinho de um suco feito com fruta colhida em casa tem outro sabor.

Mas é possível ser criativo e fazer outras receitas, como vitaminas, bolos, biscoitos, geleias e muito mais. É claro que nem toda fruta pode traz as mesmas possibilidades. Bananas e abacates, por exemplo, podem ser mais difíceis de armazenar por longos períodos, mas aquelas que citamos logo ali em cima podem ser realmente aproveitadas durante todo o ano.

Se você tem fruta em casa, pode economizar e muito com as compras de polpas congeladas, industrializadas e até mesmo aqueles sucos em pó que não são indicados pelos médicos e nutricionistas pelo alto teor de açúcar. Ou seja, estamos falando aqui não só de economia de dinheiro, mas também de um olhar cuidadoso com a nossa saúde, já que a alimentação influencia muito em nosso bem-estar e corpo.

Dicas para você!

Se você tem pé de fruta em casa, observe o período de colheita ideal e armazene essa joia que a terra produz em seu quintal. Na internet é possível encontrar vídeos com as formas corretas de higienização e armazenamento de cada tipo de fruta. E se você tem espaço para plantar e ainda não tem fruta em casa, pense com carinho na ideia de plantar árvores que darão deliciosos frutos.

Mas se você tem fruta em casa mas não consome, ofereça a vizinhos, amigos e familiares para evitar desperdícios e apoiar o consumo de alimentos tão bons como esses que a nossa terra oferece! Esse é um ato de solidariedade lindo e que fará muita gente feliz.