21/11/2025
13h06
frutas congeladas

Um suco refrescante no calor, um iogurte batido com frutas fora de época ou aquela vitamina que lembra a infância. Que delícia, hein? Mas imagina só: a gente sempre ouve que fruta fresca é melhor, e a dúvida bate: será que as frutas congeladas perdem todos os nutrientes e vitaminas? Definitivamente, não queremos gastar nosso dinheiro em algo sem valor nutricional, concorda?

Com tantas informações que vemos por aí, fica até difícil a gente acompanhar tantos mitos sobre alimentação, já que o consumo dessas frutas práticas e duráveis é cada vez mais popular na vida moderna. Hoje, portanto, vamos desvendar esse mistério, e já começamos com uma revelação: frutas congeladas podem sim fazer parte de uma rotina saudável. 

Frutas congeladas são saudáveis, sim!

De acordo com especialistas da nutrição, as frutas destinadas ao congelamento são colhidas no pico da maturação. Ou seja, no momento em que elas estão mais ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. Esse dado é muito interessante, não é mesmo?

Isso significa, portanto, que o congelamento é um processo que preserva a maior parte do valor nutricional. Na indústria, o processo rápido de congelamento (chamado flash freezing em escala industrial) impede a degradação das vitaminas sensíveis (como a vitamina C) que ocorreria se a fruta ficasse dias esperando para ser vendida na prateleira.

Assim, podemos ficar mais descansados ao optar por frutas congeladas, concorda? Mesmo que haja uma pequena perda de nutrientes e vitaminas, a maior parte está ali, preservada. E isso é fundamental para seguirmos consumindo frutas que são sazonais, ou seja, que dão em épocas muito específicas do ano. 

Por que o congelamento é um superpoder para a fruta?

A perda de nutrientes e o alto preço das frutas frescas no Brasil podem ser evitados graças ao congelamento. Os principais motivos que transformam o freezer no melhor amigo da sua fruta estão listados abaixo. Vamos ver?

  1. Ponto de colheita otimizado: frutas congeladas, especialmente as berries (como blueberry e framboesa), são colhidas no seu melhor momento nutricional e são congeladas em poucas horas. Já a fruta fresca muitas vezes é colhida ainda verde para aguentar o longo transporte.
  2. Conservação da vitamina C: diferente do que se pensa, o congelamento é um excelente conservante, porque freia a oxidação. A fruta fresca, por outro lado, perde vitamina C rapidamente a cada dia que passa na geladeira ou na fruteira.

O que fazer para usar o produto congelado da melhor forma?

Se você já comprou as frutas congeladas ou está pensando em comprar, saiba que pode usá-las em receitas sem perder seus benefícios.É possível simplesmente colocá-las no liquidificados para fazer sucos ou milkshakes; comê-las congeladas mesmo em dias mais quentes; ou descongelar lentamente para inserir em saladas de frutas ou saladas. 

Nós esperamos que você tenha gostado dessas informações que com certeza vão fazer você ver as frutas congeladas com mais amor nos supermercados e sacolões, não é mesmo? Invista em frutas congeladas para ter variedade, saúde e economia na sua dieta. O Clube U agradece por você ter acompanhado este artigo até aqui. Até o próximo!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.