17/10/2025
15h15
ganhar em dólar

Ganhar em dólar é um sonho para muitos brasileiros. Com a cotação do dólar a mais de R$ 5,00 (cinco reais) já há algum tempo, imagine só como a conversão do seu salário seria bonita, hein? Mas saiba que é possível sim conseguir um trabalho no exterior mesmo que você siga morando no Brasil. É o famoso home office, mas com prestação de serviço “na gringa”.

Um levantamento recente, publicado em outubro de 2025, mostrou que tem muito brasileiro que já conseguiu realizar esse sonho. E hoje nós vamos falar sobre quais áreas é mais comum ganhar em dólar mesmo morando no Brasil e entender o que é preciso para conseguir o emprego dos sonhos. Vamos juntos em mais uma jornada de conhecimento?

Quais países mais contratam brasileiros?

A primeira pesquisa que vamos citar, realizada pela empresa que atua na área de câmbio, a TechFX, foi realizada somente com desenvolvedores (que trabalham com tecnologia e criação de programas para computador e outras áreas da tecnologia e de aplicativos).

Os dados, compilados após a coleta de respostas de 1.428 desenvolvedores brasileiros, demonstram que 85% das vagas para esses profissionais são ofertadas por empresas que operam nos Estados Unidos – mas eles seguem trabalhando no Brasil, no famoso regime de home office.

E agora é que vem o choque sobre ganhar em dólar: os salários médios desse perfil de trabalho muito voltado à inovação giram em torno de 110 mil dólares ao ano, o que equivale a 598 mil reais. Quem é que não gostaria de ganhar quase 600 mil reais por ano?

Bom, continuando aqui sobre os demais países que contratam brasileiros que atuam nessa mesma área, temos Canadá, Austrália, Argentina, Portugal, México e Alemanha. Em alguns casos, os profissionais recebem em euro, mais uma moeda forte e que faz a diferença na hora da conversão.

Quais áreas têm mais sucesso para ganhar em dólar?

Uma outra pesquisa realizada pela mesma empresa, a TechFX, mostrou que 87,6% dos brasileiros que trabalham aqui em nosso território mas que prestam serviços para empresas do exterior estão no setor da tecnologia.

Outras áreas aparecem com menor percentual de contribuição, sendo elas produto (2,9%); sucesso do cliente (2,7%); design (2,6%); marketing (1,4%); operações (1%) e recursos humanos (0,9%). Ou seja, se seu filho ou você tem facilidade em uma dessas áreas, incentive-o a investir e muito nessas áreas para conseguir ganhar em dólar e se realizar pessoalmente e profissionalmente com bons salários.

Falar inglês é uma exigência?

Falar inglês pode fazer sim a diferença para você ganhar em dólar. Afinal, se estamos falando de empresas que funcionam globalmente, a língua oficial costuma ser o inglês. Claro que você não precisa falar como nativo, mas deve ter conhecimento avançado suficiente para participar de reuniões, expressar suas ideias e resolver os assuntos do dia a dia.

Se você atua em países latinos ou com língua espanhola, esse também será um diferencial. Mas, mais uma vez, saiba que o inglês é o idioma mais solicitado para você conquistar uma vaga internacional – mesmo trabalhando do Brasil – e ganhar em dólar.

Como conseguir uma vaga?

Existem sites que ligam profissionais de todo o mundo a vagas em empresas globais e que contratam no regime remoto. Em plataformas de relacionamento voltadas ao trabalho também é possível encontrar oportunidades, por isso o recomendado é que você faça essa busca ou aproveite o contato de um conhecido para avançar na carreira (o famoso networking).

Fique atento às cláusulas do seu contrato ao ter a aprovação de uma vaga desse tipo. Geralmente, os profissionais são contratados como pessoas jurídicas (PJ). Por fim, ao ganhar em dólar, conheça as formas corretas de declarar o imposto de renda no Brasil.