
Quando ele acaba, é um verdadeiro desespero. Você já sabe de quem estamos falando, né? O gás de cozinha! Como pode ir embora tão rápido e deixar a gente bem na hora em que as panelas estão no fogo? Bom, dizem por aí que é a Lei de Murphy, e deve ser mesmo, porque além da comida ficar pela metade, ele só chega ao fim quando estamos sem um real no bolso.
Dá para economizar no gás de cozinha?
Mas será que a gente consegue fazer com que o gás de cozinha dure mais? A resposta é um super sim! E olha, as dicas são tão simples, que você não vai fazer muito esforço para conseguir economizar. Por isso, fique atento a cada uma delas e compartilhe essas informações com as pessoas que convivem na sua casa, beleza?
Dica 1: Feche as tampas das panelas!
Pra não ter que pedir gás de cozinha chorando, feche as tampas das panelas ao cozinhar. E essa é uma das formas mais importantes de economizar, porque ao manter as panelas fechadas durante o cozimento dos alimentos, você retém o calor dentro das panelas, ou seja, o calor não escapa. Assim, os alimentos cozinham mais rápido e você ainda economiza no gás.
Dica 2: mantenha o fogão limpo
A gente sabe que você faz de tudo para manter a casa limpa, ma comece a dar uma atenção especial pro fogão, tá? Porque as bocas do fogão sujas impedem que o fogo chegue de forma adequada em suas panelas. O gás de cozinha está ali, sendo usado, mas ele não aquece como deveria e isso torna o cozimento mais demorado. Sabe a única coisa que não demora? O gás de cozinha ir embora…
Dica 3: vento é bom, mas longe do fogão
Ah, como é bom sentir o vento soprar e a brisa nas regiões litorâneas… Mas saiba que o vento não combina de jeito nenhum com as chamas do fogão. Então, na hora de cozinhar, feche as janelas ou portas e impeça que o vento apague as chamas ou deixe-as fracas, tudo bem? O importante aqui é proteger o fogão das correntes de ar.
Dica 4: verifique vazamentos
Não tem coisa pior que o desperdício. Isso, definitivamente, leva todo nosso dinheiro embora não só com o gás e cozinha como em outros itens de nossa casa. Por isso, dê uma olhadinha na mangueira, no registro e nas peças que ligam o gás e o fogão para ver se não está escapando ar. Às vezes é melhor gastar dinheiro substituindo uma válvula que está vazando do que ver o gás indo embora mais rápido a cada mês.
Dica 5: cada panela merece uma chama diferente
Panelas pequenas nas bocas menores do fogão e panelas grandes nas bocas maiores. Pode reparar: os fogões têm diferentes tamanhos de bocas! E é claro que a gente passou a vida toda achando que isso era coisa boba, mas não é! Panelas menores não precisam de uma chama enorme para esquentar, isso só vai desperdiçar seu gás e manchar suas panelas por fora.
Dica extra: planeje-se para comprar um novo gás
Com certeza é possível saber quando seu gás acabar. Existem, por exemplo, registros que mostram quando o gás está chegando ao fim, sabia? Mas as donas e os donos de casa costumam saber quantos dias o gás de cozinha dura, né? Por isso, se você já sabe que de dois em dois meses precisa trocar o gás, já calcule esse gasto e se organize antes de ele acabar para não ter que passar aperto sem esse item essencial em nossas cozinhas!