05/09/2025
08h50
gás do povo

O gás de cozinha é um dos itens que não pode faltar em nossas casas, já que a maior parte das famílias brasileiras utilizam fogões a gás. Porém, infelizmente, muitas pessoas têm dificuldades de comprá-lo, pois os valores são muito altos. Ao longo da história, o governo federal criou diversas formas de facilitar o acesso ao botijão para as famílias de baixa renda, e agora temos um novo programa: o Gás do Povo.

Você já conhece o Gás do Povo?

O Gás do Povo foi lançado em 4 de setembro de 2025 e vai substituir outros programas conhecidos como um vale-gás. Mas fique tranquilo que a proposta do governo não é cortar benefícios que as famílias de baixa renda já recebem, pelo contrário: a ideia é ampliar o número de pessoas que já recebem esse auxílio.

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, o novo programa vai triplicar o número de famílias que receberão o gás com gratuidade, ou seja, sem custos. Para você ter ideia, a estimativa é que 15,5 milhões de famílias tenham direito ao botijão sem comprometer a renda, o que beneficia 50 milhões de pessoas, uma vez que as famílias são compostas por 3 ou 4 pessoas, em média.

Nos dias de hoje, o Auxílio Gás atende cerca de 5,13 milhões de famílias, o que demonstra que de fato o benefício social será ampliado. A expectativa é que anualmente sejam entregues 65 milhões de botijões por meio do Gás do Povo.

Por que isso é importante?

Você talvez se lembre que no período da pandemia da Covid-19 houve muitas notícias sobre acidentes com o uso de álcool e outros materiais tóxicos e inflamáveis no fogão. Com a alta do desemprego naquela época, as famílias não tinham dinheiro para comprar o gás e se arriscavam cozinhando com álcool, por exemplo.

O Gás do Povo – e todas as políticas públicas criadas até hoje – com o intuito de levar o gás mais seguro e adequado a quem não tem condições consegue reduzir o número de acidentes assim, que geralmente são muito graves por causarem queimaduras às pessoas. Esse programa pode ajudar, ainda, na redução do uso de lenha, que pode causar doenças respiratórias nas famílias que a utilizam.

Quem poderá receber o botijão de forma gratuita?

O Gás do Povo é para toda família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais, o chamado CadÚnico, desde que a renda mensal por pessoa não passe de meio salário mínimo, calculado, atualmente, em R$ 759,00. Também serão priorizadas aquelas famílias que já recebem o Bolsa Família.

Quantos botijões por ano serão permitidos?

O programa também estabelece quantos botijões cada família terá direito, e essa média foi calculada de acorda com quantas pessoas formam a família., Funciona assim: se uma casa tem duas pessoas e, consequentemente, o gasto será menor, serão concedidos até três botijões por ano; quatro botijões para famílias de três pessoas e até seis para famílias com 4 ou mais integrantes.

Como comprar botijões com o vale-gás do Governo?

Haverá algumas formas de “comprar” o seu gás (lembre-se que se tiver direito, você não precisará pagar nada), como a apresentação de um voucher retirado em lotérica ou na Caixa Econômica Federal, a confirmação por meio de aplicativo, o cartão do Bolsa Família ou um novo cartão exclusivo do Gás do Povo.

As revendas de gás autorizadas estarão identificadas com toda a identidade visual do programa social do Governo e estão sendo trabalhadas formas de garantir que sempre tenha uma revenda próxima de quem mais precisa.

Duas perguntas importantes!

1️⃣ O frete será pago pelo governo? Não. Você deverá buscar o botijão ou pagar o valor do frete, pois o governo considerou apenas o preço do botijão, respeitando variações de preços que ocorrem entre as regiões brasileiras.

2️⃣ Quando o Gás do Povo começa a valer? Ainda existirá um período de transição entre o antigo Auxílio Gás e o novo programa, mas a expectativa do governo é que os primeiros botijões sejam entregues a partir de novembro de 2025. Mas todos os beneficiários já devem se beneficiar a partir de março de 2026.