
Acompanhar o time do coração é um dos prazeres de milhões de brasileiros. Paixão nacional que fala, né?! E quem não gosta de assistir às partidas, chorar de emoção (ou de raiva), sentir o coração bater mais forte e comemorar? É bem raro encontrar alguém que não goste de futebol, mas sabe o que não é tão raro assim? Encontrar pessoas que nunca tenham tido muitos gastos com um dos esportes mais amados no Brasil.
E é por isso que hoje nós viemos trazer esse assunto tão importante, cheio de reflexões sobre o equilíbrio entre a nossa paixão pelo futebol e a necessidade de manter o dinheiro no bolso. O que queremos mostrar é que os gastos com futebol podem ser um importante ponto de lazer e você não precisa deixá-los de lado. Com organização financeira, dá para viver tudo o que há para viver.
Gastos com futebol: o comportamento dos brasileiros
Uma pesquisa feita pela Serasa entrevistou 2.940 pessoas de todas as regiões do país. O objetivo era entender se os brasileiros investem dinheiro nesse esporte tão querido e, se sim, de que forma aplicam os valores. E veja só que interessante: os dados revelaram que 61% dos brasileiros têm gastos com futebol, sendo que 81% dos respondentes afirmaram colocar dinheiro todos os meses nessa paixão.
A parte triste da pesquisa sobre gastos com futebol, você já sabe: a percepção dos brasileiros mudou. E 61% das pessoas acreditam que ir aos estádios virou artigo de luxo nos dias de hoje, já que o preço dos ingressos não é dos mais amigáveis – além de questões relativas à violência. E isso pode explicar um pouco de outro dado da pesquisa, que revela que apenas 23% dos respondentes têm o estádio como principal local para acompanhar os jogos.
Mas agora, vamos falar de coisas boas: como você acha que os brasileiros utilizam o dinheiro quando o assunto é futebol? Se você chutou a camisa do time ou do jogador preferido, você acertou! A pesquisa da Serasa mapeou que 71% dos gastos com futebol vão para o manto, ou seja, a camisa que você leva no peito com muito orgulho – ou esconde por um tempo no armário quando o time não está lá na melhor performance.
Enquanto isso, outros produtos licenciados (35%), compra de ingressos (34%) e assinatura de streamings ou pay-per-view (32%) ocupam as demais categorias em que os torcedores mais investem. Esse é o seu caso também?
Nada de gol contra nas finanças!
O futebol aproxima pessoas, forma novos laços entre amigos, incentiva a rivalidade sadia – e precisa ser sempre assim, tá? – entre familiares. Essas são coisas que você sente e a gente também. Então, porque não tornar essa nossa paixão nacional sempre positiva? Buscar o equilíbrio financeiro é entender que precisamos e merecemos muitos momentos de alegria em nossa.
O que não podemos é marcar um gol contra e fazer um papelão em nossa vida financeira. Até 60% dos entrevistados afirmaram que já cometeram uma loucura pelo futebol. E, desde que isso não o deixe com dívidas e muitos juros a pagar, ou que faça falta em seu orçamento do mês, está tudo bem!
Dicas práticas para manter o equilíbrio
Os gastos com futebol precisam estar em seu planejamento financeiro, e fique tranquilo que fazer um orçamento mensal não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, basta você anotar naquele caderno mais velho ou, para os mais modernos, em uma planilha de Excel, tudo aquilo que você recebe em salários e bicos e todas as suas contas mensais.
Você precisa chegar a um ponto de equilíbrio em que os seus ganhos cubram os seus gastos. Mas, para ter mais liberdade financeira, é importante que o dinheiro sobre um pouco para fazer uma pequena poupança ou reserva de emergência. E como os gastos com futebol entram aqui? Bom, você pode encontrar meios para seguir acompanhando o seu time, aplicando algumas dicas bastante simples! Veja abaixo.
✔ Compartilhe assinaturas com seus amigos ou familiares: se a assinatura do streaming está cara, proponha a amigos ou familiares a divisão do valor. Assim, vocês podem fortalecer os laços, assistindo juntos aos jogos.
✔ Planeje-se para investimentos altos: você quer comprar a camisa do ano ou faz questão de estar em um jogo da final no estádio? Junte uma quantia pequena ao longo de todo o ano para cobrir essas gastos com bastante organização e sem pesar no orçamento.
✔ Aproveite promoções: datas de aniversário dos clubes ou de sites de vendas de produtos esportivos costumam ter bons descontos em diversos itens. Fique ligado para fazer compras de itens mais baratos.
✔ Avalie o momento e entenda o que é supérfluo: por mais que você queira acompanhar seu time, cuide-se para não comprar de forma impulsiva e constante. Isso vale para ingressos, camisas e demais itens. Os gastos com futebol são possíveis, mas não podem sobrepor necessidades básicas.
✔ O que vem em primeiro lugar? Cuidados com a saúde precisam ser priorizados. Afinal, você precisa se manter bem para acompanhar a trajetória honrosa de seu time. Então nada de deixar a sua saúde para lá! Ainda nesse ponto, lembre-se de se planejar para idas ao estádio, mas também de levar a sua companheira ou o seu companheiro e filhos para ter momentos de lazer.
Agora que você já sabe muito sobre esse universo de gastos com futebol, aproveite para ler um conteúdo exclusivo sobre como economizar mais no dia a dia, independente do valor do seu salário! Para conferir, é só clicar no botão abaixo.