Imagine a seguinte situação: você foi vítima de uma fraude financeira. No meio daquela frustração gigante, aparece uma oferta maravilhosa de alguém que vai te ajudar. Seria perfeito, não é mesmo? Mas a verdade é que você pode ser alvo do golpe de recuperação e piorar uma situação que já estava bastante complicada.
Para muitos brasileiros, o golpe de recuperação ainda não é muito conhecido, mas em um mundo em que precisamos ter cautela em cada passo, o conhecimento é libertador. Por isso, hoje vamos entender como essa prática funciona para evitar ao máximo cair em golpes que nos prejudicam financeiramente e trazem novas dificuldades, principalmente quando já estamos com dificuldades relacionadas ao dinheiro.
O que é e como funciona o golpe de recuperação?
O golpe de recuperação, na maioria das vezes, depende da prática de uma fraude anterior, em que a vítima é acionada por pessoas que prometem ajudar para a recuperação dos valores perdidos. Para isso, os criminosos cobram taxas relacionadas a esses supostos serviços que têm como objetivo reaver os valores perdidos.
Alguns criminosos se passam até mesmo por profissionais de órgãos do sistema de justiça e profissionais do direito (advogados) ou da polícia para conseguirem convencer as vítimas de que realmente podem ajudar na recuperação do dinheiro, mas a realidade é a aplicação de um novo golpe, para tirar ainda mais dinheiro das vítimas.
É importante mencionar que há relatos de pessoas que foram vítimas do golpe de recuperação a partir de relacionamentos on-line, que começam sem qualquer pretensão, apenas conversas com desconhecidos. Ao longo do tempo, já com a confiança da vítima, os fraudadores começam a falar sobre investimentos com retornos rápidos, esquemas em que é possível conseguir dinheiro fácil.
Após a vítima fazer depósitos, os criminosos somem, e posteriormente novos criminosos acionam essa mesma pessoa para aplicar o golpe de recuperação, prometendo ajuda e apoio nesse momento difícil. E é aqui que precisamos ter atenção, pois já estamos muito vulneráveis e tristes com a aplicação do primeiro golpe e podemos esquecer de manter ligado o alerta em meio à vontade de reaver os valores.
Característica comum em golpes e proteção
Para identificar um golpe, existe uma característica muito comum entre diferentes tipos de fraudes, sobre o qual devemos manter a nossa atenção: os pedidos de dinheiro quase sempre vêm acompanhados de um discurso urgente, com necessidade de pagamentos rápidos. Na maioria das vezes, aquela oportunidade é imperdível, e se você demora, perde. Mas a realidade está longe de ser assim.
Proteger-se, portanto, é o melhor caminho para evitar situações como essa, que levam, muitas das vezes, o único dinheiro que temos em conta. Para isso, o ideal é fugir de anúncios com oportunidades muito boas, pois isso pode ser uma verdadeira dor de cabeça. É possível, ainda, pesquisar sobre a empresa, verificar se existem registros oficiais e qual é a reputação da mesma, e evitar ao máximo transferências para contas que não são de entidades oficiais.