A entrada de um novo ano traz algumas certezas para os cidadãos brasileiros: é momento de pagar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e de redobrar a atenção para identificar cobranças que não são verdadeiras. Em 2026, começamos o ano com muitos avisos sobre o golpe do IPTU e do falso IPVA, que são formas utilizadas pelos criminosos para ganhar dinheiro de forma ilícita.
Em um cenário em que os golpistas estão cada vez mais profissionais, é importantíssimo entender como essas fraudes acontecem e quais as novidades. Por isso, acompanhe o texto até o final para verificar quais são as orientações das prefeituras municipais de diversas localidades do país, já que, na maioria das vezes, o golpe do IPTU traz uma característica comum, que é a emissão de boletos falsos.
Como funciona o golpe do IPTU?
Proteger o bolso do golpe do IPTU é fundamental, porque, nos dias de hoje, há muitas dificuldades de recuperar os valores pagos para contas de fraudadores. Na prática, esse tipo de golpe se caracteriza pela emissão falsa de boletos, similares às guias que os municípios emitem para o devido recolhimento e pagamento do imposto.
Como posso proteger o meu dinheiro?
E para afastar os riscos de cair no golpe do IPTU, o primeiro passo é acompanhar, junto à sua cidade, o cronograma para envio de guias, que costumam ser entregues por profissionais dos Correios. Ou seja, se você recebeu boletos em uma data anterior àquela anunciada pela prefeitura, esse fato já pode acender um sinal de alerta.
Mas não é só isso: por meio do acompanhamento dos canais oficiais da prefeitura, é possível conhecer o modelo da guia e, principalmente, os dados da conta que devem aparecer quando você estiver efetuando o pagamento. Muitas prefeituras, nos dias de hoje, emitem as guias de IPTU somente de forma virtual, em que o cidadão precisa consultar a guia de acordo com dados dos imóveis no site oficial do município.
Uma dica especial, portanto, é que o contribuinte compare as versões da guia que chegou via Correios e aquela que está disponível no site para consulta – ou simplesmente buscar a guia no site oficial para evitar cair no golpe do IPTU. Em casos de dúvidas, buscar o departamento responsável pelas receitas municipais pode ser uma opção.
Por fim, é importante sempre conferir os dados do imóvel, comparar com aqueles que estão em documentos oficiais ou de anos anteriores e verificar se os valores condizem. O nosso principal conselho é consultar a guia on-line e verificar se a Secretaria Municipal de Fazenda está como destinatária dos valores pagos, pois o golpe do IPTU pode trazer contas de pagamentos que não se relacionam com a prefeitura.
Agora que você já conhece as principais dicas, fique atento às redes sociais de seu município e faça uma conferência em todas as informações do boleto. Caso seja vítima de um golpe, busque a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência, pois isso ajuda as autoridades a rastrear o crime e a impedir que novas vítimas percam dinheiro.