A internet se tornou um prato cheio para aquelas pessoas que querem dar prejuízos financeiros a outras e ganhar dinheiro fácil. O famoso crime, não é mesmo? E o golpe do site falso é mais uma invenção do mal para alimentar essa rede de criminosos que todos os dias conseguem fazer novas vítimas.
E sabe qual é a sua arma contra esse tanto de golpe? Ela mesma: a informação! Por isso, aqui no Clube U nós seguimos de olho nessas novidades do mundo do crime para deixar você com muito conhecimento para entender de cara que determinada situação pode significar a perda de dinheiro.
Vamos conhecer juntos o golpe do site falso e fugir desse problema?
O que é o golpe do site falso?
O golpe do site falso ocorre quando os criminosos tentam simular páginas reais e oficiais de bancos, lojas virtuais e outros serviços para fazer cobranças aos usuários. Imagina que você queira comprar um celular novo e entre no site de uma das maiores redes do Brasil.
Bom, o site parece igual e você segue normalmente sua compra e faz o pagamento. A partir disso, tudo se torna uma dor de cabeça: seu produto não chega e você perde o seu dinheiro sem nem perceber que aquele site não era verdadeiro.
É exatamente assim que os criminosos agem nesse tipo de golpe. Eles fazem páginas muito parecidas, com a identidade visual dos sites. As diferenças são tão pequenas que é preciso muita atenção para não cair nessa ação e se frustrar.
E isso demonstra como o crime se organiza de uma forma muito profissional para utilizar a tecnologia a favor daquilo que não é correto. Eles desenvolvem sites com muita habilidade e sistemas de pagamentos complexos para operar no site do golpe falso.
Como reconhecer sites falsos?
Como nós dissemos, muitas vezes os sites podem parecer idênticos àqueles oficiais. Mas o URL (aquele link) não pode ser igual porque cada domínio na internet precisa ter um endereço diferente. É como o nosso endereço de casa que se diferencia pelo número da residência e complementos, como o bloco ou apartamento.
Então, é comum que os criminosos tenham que colocar alguma letra a mais no site, e eles utilizam letras que se confundem em meio ao site oficial. Às vezes, eles mudam o final do site. Em vez de “com.br” eles colocam “net.com”, tudo para que você não perceba que está em um site errado.
Mas um dos pulos do gato é você olhar se ao lado esquerdo do site se tem um cadeado – ou clicar na barrinha para verificar o cadeado e se está informado se a conexão é seguro -, pois esse detalhe só aparece em páginas oficiais, porque é preciso pagar para o protocolo conhecido mundialmente como “HTTPS”.
Desconfie de anúncios e ofertas com preços baixos
A principal forma que os criminosos utilizam para aplicar o golpe do site falso é por meio da circulação de links em anúncios de redes sociais e envios de mensagens. Esses links geralmente levam os usuários para um ambiente totalmente inseguro.
E para complementar tem um ponto especial: as ofertas costumam apresentar preços muito mais baixos que aqueles de lojas sérias. Então, na pressa de aproveitar aquela oferta, você clica e faz a compra. Anúncios golpistas costumam até mesmo fazer com que as pessoas tomem decisões rápidas, porque se houver tempo para analisar, é possível ver os sinais do golpe do site falso e de muitos outros.
Então, sempre desconfie de preços muitos baixos, ofertas tentadoras e links enviados – até mesmo pessoas conhecidas podem compartilhar links com o golpe do site falso sem perceber. Por isso, esteja atento e confira a URL do site e veja se o preço é compatível com outros produtos.
Em relação a lojas desconhecidas, que não fazem parte de grandes redes, é importante verificar se elas realmente existem. Você pode conferir a existência por meio da consulta do CNPJ, já que sites oficiais costumam trazer o CNPJ e meios de contato, ou fazer uma busca no Reclame Aqui.