Os golpes na Black Friday não são novidade, mas a rede de crime está sempre pronta para “inovar” ou esperar as pessoas em momentos de distração. Por isso, nos dias de promoção, é preciso ficar atento aos vários tipos de práticas que podem dar aquela dor de cabeça no final das contas.
Hoje vamos falar dos golpes na Black Friday, com foco naqueles que acontecem na madrugada, quando muitas pessoas entram nos sites em busca de grandes descontos. Vamos ver juntos como identificar rapidamente essas verdadeiras ciladas (Foge, Bino!)?
Tenha atenção especial com descontos misteriosos!
Para entendermos essa história, vamos entender uma pesquisa divulgada pelo Serasa, com base em dados de compras durante a Black Friday de 2024. Naquele ano, as compras foram mais frequentes entre 10 horas (da manhã) e 23 horas (onze da noite), mas existiu um pico entre 13 e 14 horas (uma e duas da tarde).
Nesse horário, após o almoço, foram registradas mais de 300 mil pedidos de compras por hora. Já durante a madrugada, foram identificadas 65 mil compras por hora – ou seja, ainda é muito, concorda? Às 3 da madrugada, a empresa de análise de crédito identificou o seguinte: a taxa de golpes na Black Friday era de 2%, o dobro do percentual coletado durante o dia.
Isso significa que 2% dos pedidos realizados – entre os 65 mil – se tratavam de golpes – e isso considerando tanto lojistas quanto consumidores que reportaram algum tipo de fraude. Isso nos mostra, portanto, que realmente precisamos de mais atenção nas madrugadas, mas o tempo todo o alerta precisa estar ligado, pois os golpes na Black Friday também funcionam durante o dia.
Principais golpes na Black Friday
⚠️ Anúncios falsos, com links que direcionam a páginas que simulam sites verdadeiros são muito utilizados entre os golpes na Black Friday. A criação de sites falsos e o disparo de e-mail ou mensagens é conhecida também como uma tentativa de phishing, e é importante que você saiba que os criminosos utilizam muita tecnologia para criar páginas, sites e anúncios que realmente nos confundem.
🚨 Links de pagamentos que desviam sua forma de pagamento para o Pix, com nomes de empresas falsas ou mesmo pessoas físicas. Dessa forma, é preciso ter muita atenção ao autorizar o pagamento. Uma boa dica (como veremos abaixo), é sempre conferir se o site está correto.
⚠️ Promoções muito boas, com preços muito baixos também devem gerar alerta na hora! Em nossa vida financeira, precisamos sempre comparar as opções. Principalmente para evitar golpes na Black Friday, é recomendado observar os preços com mais de 1 ou 2 meses de antecedência, para evitar comprar itens que parecem ter entrado em promoção, mas é apenas um jogo de marketing.
Dicas para não cair em golpes
Nós já falamos muito disso aqui no Clube U, mas vale sempre ressaltar: sempre procure um cadeado na barra superior dos sites. Eles costumam ficar ao lado do botão de atualização do site. É preciso que eles indiquem que a conexão é segura, com o símbolo do cadeado fechado.
Outra forma muito boa de evitar golpes é conferir o endereço do site. Os golpistas montam páginas profissionais que imitam grandes sites, mas para burlar o sistema precisam inserir alguma letrinha ali no meio do site para que o domínio não seja igual.
Nunca clique em links que aparecem primeiro nos sites de busca e naqueles que recebe no WhatsApp. Mesmo pessoas conhecidas e com boas intenções podem compartilhar links falsos sem saber, por isso a atenção deve estar sempre ligada, combinado?
Por fim, não se esqueça de planejar-se bem para a Black Friday, sem gastar por impulso e seguindo um planejamento financeiro para não iniciar 2026 com dívidas, combinado?