Sabe aquele dia em que a gente acorda com o nariz entupido, a garganta arranhando e um mal-estar? Bom, geralmente a pergunta que vem em seguida é: “será que é gripe ou resfriado?” Pode até parecer a mesma coisa, mas, acredite, essas doenças são diferentes entre si!
E sabe porque é importante entender o que é cada coisa? Por que é somente assim que você vai saber como se cuidar melhor. Para isso, é claro que o indicado é que você procure o centro médico mais próximo da sua casa, principalmente se os sintomas continuarem por alguns dias e se houver a presença de febre alta.
Gripe ou resfriado?
Antes de falar mais sobre a gripe ou resfriado, vamos lembrar que recentemente uma nova doença entrou para nos confundir ainda mais, que é a Covid-19. Mais uma vez, portanto, a gente te lembra que é muito importante procurar atendimento médico, pois algumas doenças podem evoluir de um jeito ruim.
Mas vamos começar falando um pouco mais sobre o resfriado comum, que costuma ser menos intenso que a gripe. As principais características dessa infecção viral, em sua forma comum, é que costuma dar mais sintomas ali no nariz ou na garganta.
Os sintomas mais clássicos são coriza intensa ~ o famoso catarro ~, espirro, congestão nasal (nariz entupido), tosse, chiado no peito e febre leve. É possível que esses sintomas se despeçam rapidamente de você, com menos de uma semana.
Já a gripe é outra história… E aqui, é bem importante a gente ficar atento com os sintomas que podem ser bem mais fortes quando comparamos com o resfriado. Febre alta de início repentino (do nada), mal-estar, dores no corpo, calafrios, tosse, dor de garganta e perda de apetite podem ser comuns quando a gripe chega.
Complicações sérias da gripe
E aí, agora ficou mais fácil responder se é gripe ou resfriado? Bom, a gente tem que ficar de olho na gripe porque ela pode evoluir para doenças mais sérias. Entre as complicações mais comuns estão a pneumonia, a sinusite a infecções bacterianas, ainda que a gripe também seja causada por um vírus (o da Influenza)
Então, fique atento aos sintomas de gripe ou resfriado, e perceba que a gripe pode durar um pouquinho mais, entre uma e duas semanas. Mas se você perceber que ela não passa nunca e os sintomas pioram, não espere muito! Procure o atendimento e relate o que está sentindo e por quanto tempo a doença está te acompanhando.
Pra gente resumir, então, se é gripe ou resfriado, pense no resfriado como aquela coisa mais chatinha, com o incômodo nasal. Já a gripe é aquele famoso “alguém anotou a placa do caminhão que passou por cima de mim?“, visto a intensidade dos sintomas e aquela derrubada que a gripe traz.
Vacina da gripe
A melhor forma de se proteger de tudo isso você já sabe qual é, não é mesmo? A vacina da gripe, que é oferecida todos os anos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diversas faixas de idade, é sua maior aliada.
A vacina contra a Influenza é importante pois ajuda a prevenir a gripe e essas complicações que falamos nos parágrafos anteriores. Além desse cuidado, lembre-se que o básico bem feito nunca falha. Assim, lave bem as mãos com frequência e cubra a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar.
Se você utiliza o transporte público todos os dias ou trabalha em locais de grande circulação de pessoas doentes, procure também usar a máscara de proteção para evitar contrair doenças contagiosas, como a própria gripe e a Covid-19.
E, mais uma vez: se bater a dúvida entre gripe ou resfriado, conte com a ajuda de profissionais. Afinal, cuidar da gente mesmo é a melhor prevenção! 😉