
Cuidar da nossa saúde é fundamental para evitarmos doenças, e isso também envolve ter bons hábitos de limpeza, não só da nossa casa, como também do nosso corpo. A higiene bucal é deixada de lado por muitas pessoas, e isso é um grande erro, pois só estamos causando mal à nossa própria saúde, como as dores de dentes.
Nos casos mais extremos, você pode até mesmo perder os dentes e desenvolver doenças – e isso nem é um aviso para causar medo, mas uma verdade para refletirmos juntos sobre a importância de manter em dia os cuidados com a higiene bucal. Se não for por amor aos dentes, que tal pensar no lado financeiro da coisa? Um implante de dente não é lá dos mais baratos…
Como cuidar da higiene bucal corretamente?
Para deixar o sorriso bonito, evitar cáries, mau hálito e a formação de placas e o tártaro – que fica entre o finalzinho do dente e a gengiva e que o dentista tira com aquele ferrinho odiado por todas as pessoas que já tiveram essa experiência -, é importante que você escove os dentes depois das refeições e antes de dormir, e não serve escovar de qualquer jeito não, viu?
Os especialistas indicam que as pessoas utilizem escovas de dente macias, pois aquelas muito duras podem causar desgaste no esmalte dos dentes. Aliás, saiba que não é força que limpa os dentes, então não adianta ficar fazendo desse modo. O jeito certo é passar a escova por todos os dentes, em movimentos que se repetem sobre a arcada dentária como um todo.
A pasta de dente mais indicada é aquela que contém flúor e, além da correta escovação, você deve completar sua rotina de higiene bucal com o fio ou a fita dental, pois é ele quem consegue remover as sujeiras que estão entre os dentes e que muitas vezes nem sabemos que estão lá.
Na internet, você pode consultar canais de dentistas que explicam o passo a passo para fazer esses cuidados, inclusive a higiene bucal infantil, que vai ser um pouco diferente, mas que merece toda nossa atenção para uma saúde bucal saudável. Aproveite vídeos (tutoriais) com essas dicas para acabar de vez com as dúvidas de como fazer a limpeza dos dentes, da língua e da boca corretamente.
Quando ir ao dentista?
Nem todas as pessoas conseguem ir ao dentista com frequência, mas é indicado que você faça uma visita ao menos uma vez por ano para checar se está tudo bem. Isso é até interessante pois o dentista poderá te falar se você está fazendo uma boa higiene bucal ou não, além de conseguir ver possíveis problemas e tratar no início.
Para aquelas famílias que não têm condições de arcar com o dentista, o mais indicado é procurar nos postos de saúde informações sobre o atendimento de dentistas pelo Sistema de Saúde, o SUS, que funciona em todo o Brasil. Como alternativa, existem ainda planos de saúde que têm custos amigáveis e que compensam, já que pagamos um pouquinho a cada mês.
Além dessas consultas anuais, você deve procurar de forma imediata em caso de dores agudas ou se perceber que os dentes, a gengiva ou a boca estiverem com algum comprometimento, como a presença de manchas, cáries, placas e secreções. Isso é importantíssimo para evitar que o problema cresça.
Quando falamos em prevenção em dobro, estamos falando em uma atitude que vai fazer com que você tenha uma higiene bucal adequada, o que evita doenças, e também economize recursos financeiros importantes. Muitas pessoas pagam um alto preço por adiarem os cuidados e comprometem uma das coisas que temos de mais bonita: o sorriso.