Vez ou outra nos deparamos com alguns imprevistos financeiros e nesses momentos as linhas de empréstimo costumam se apresentar como uma saída. Contudo, sabemos que a maior parte das linhas de crédito apresentam juros altos, ocasionando uma grande confusão em nossa vida financeira.
Por isso, buscar por alternativas que abaixem o máximo possível tais taxas de juros é sempre muito bem vindo e é sobre isso que falaremos hoje! Confira tudo lendo este texto até o fim.
Como funciona o empréstimo com imóvel de garantia?
Nesse tipo de empréstimo o cliente recebe o crédito solicitado, mas usa seu apartamento ou casa como garantia. Isso dá mais segurança ao banco de que não ficará no prejuízo, por isso, suas taxas são menores e os prazos maiores.
No mundo bancário, essa modalidade de empréstimo se chama home equity.
Como já explicado, nos empréstimos pessoais, por conta do risco que os bancos correm, as taxas cobradas são mais altas. Entretanto, quando você dá algum bem como garantia, os riscos para os bancos diminuem.
Isso porque, caso você não consiga pagar as parcelas em dia, o bem é leiloado e seu valor é garantido ao banco como meio de cobrir o prejuízo e as despesas que teve. Por ter essa garantia, o banco cobra menos juros nesse tipo de empréstimo.
Quando se usa um imóvel como garantia, passa a existir uma situação chamada de alienação fiduciária. Em resumo, ocorre um contrato entre o banco (ou instituição financeira) e o solicitante do empréstimo.
Nessa situação, o bem usado como garantia (no caso, o imóvel) passa para o nome da instituição financeira até que o contrato seja completamente quitado.
Certamente, mesmo que o imóvel esteja em nome do banco, você pode morar nele sem preocupações. O banco só pode solicitar sua saída caso você não pague o contrato no tempo devidamente acordado.
Ao fim, quando você pagar todas as parcelas, o bem volta para o nome novamente.
Mais importante, saiba que você pode pegar até 60% do valor do bem em crédito. Ou seja, se seu imóvel vale R$100 mil, o banco pode te liberar até R$60 mil emprestados.
Vale a pena usar meu imóvel de garantia para um financiamento?
Certamente! Desde que você saiba que consegue pagar as parcelas, é completamente válido realizar essa operação.
Isso porque, como dissemos acima, ao usar um bem como garantia, você paga juros menores e possui condições melhores.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!