Se você está pensando em se tornar o dono do seu próprio negócio saiba que não está sozinho. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, em 2021, mais de 3 milhões de novas empresas surgiram no país.
Porém, antes de tomar essa atitude, é preciso entender que existem riscos ao decidir se tornar o próprio chefe. E é importante analisá-los com calma para definir se o desafio vale ou não a pena, ou se, de repente, é melhor deixar a ideia amadurecendo por mais tempo.
Por isso, decidimos te ajudar nessa missão! Separamos uma lista com os riscos que todo futuro empreendedor precisa saber antes de começar.
Não ter recursos para começar o negócio
Por mais que você vá abrir uma empresa pequena, essa não será uma missão barata. Esse é um dos primeiros riscos que o empreendedor enfrenta: ter uma fonte segura de onde extrair o dinheiro para começar o seu negócio.
É preciso se organizar financeiramente antes de pensar em abrir as portas da empresa. Isso inclui aprofundar ou adquirir um conhecimento acentuado para minimizar os riscos de perda de patrimônio.
Também é preciso considerar que o primeiro ano de um negócio geralmente é o mais difícil, sendo necessário, durante esse período, ter capital de giro para mantê-lo funcionando mesmo que a empresa não esteja dando lucro.
Não ter um plano de captação de novos clientes
Muitos empreendedores iniciantes se esquecem de um pequeno detalhe, mas super importante: no início as pessoas nem sempre irão bater à sua porta. Então, é preciso pensar em um plano para atrair (e manter) o cliente.
Pense nas respostas para essas perguntas: “qual é o diferencial do meu negócio?” ou “por que alguém iria querer comprar comigo e não com a concorrência?”
Ter isso em mente será primordial para desenvolver uma estratégia de marketing para a sua empresa e mostrar porque vale a pena comprar o seu produto.
Além disso, uma parte do orçamento deve ser destinada para a qualidade do atendimento e fidelização do público para que ele se torne um cliente recorrente. Afinal, manter um cliente é bem mais rentável do que atrair um novo.
Focar nas partes mais fáceis do negócio
Muitas vezes o empreendedor foca seus esforços naquilo que considera mais fácil ou divertido, deixando de lado a parte burocrática. Porém, gestão de fluxo de caixa e aspectos jurídicos também são pontos que devem ser levados em consideração para manter a estabilidade da empresa.
Por isso, aprenda o que você puder sobre essas atividades – e outras que poderão fazer parte da sua rotina. É claro que não é necessário que você seja um especialista no assunto, mas uma boa noção sobre o assunto pode te ajudar a executar tarefas ou saber o que cobrar caso precise delegá-las.
Ter dúvidas sobre o perfil empreendedor
“Perfil empreendedor” é o termo usado para resumir uma série de habilidades e comportamentos necessários para o sucesso no empreendedorismo – e também na vida profissional como um todo.
Dessa forma, é importante entender a diferença entre ter um perfil empreendedor e querer, de fato, empreender. Considerável parte dos profissionais atualmente possuem diversas características que são associadas ao perfil empreendedor, porém não gostam da ideia de correr riscos e preferem a estabilidade de um emprego tradicional.
E, ao contrário, também pode acontecer. Algumas pessoas sonham em empreender, porém não têm o perfil necessário para lidar com os altos e baixos da vida empreendedora.
Nesse momento, é preciso ter autoconhecimento e ser honesto consigo mesmo, avaliando se é realmente esse o caminho que você quer seguir. Mas saiba, que é possível também usar o seu perfil empreendedor para construir uma carreira dentro de uma empresa.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!