O mundo todo, de forma geral, enfrenta atualmente altas inflações, o que acaba gerando um grande temos da população em relação ao seu dinheiro e poder de compra. Afinal, quanto mais alta for a inflação de um país, mais altos tendem a ser os preços e, consequentemente, o custo de vida daquele lugar.
Em meio à este cenário, muitas pessoas começam a querer organizar suas vidas financeiras e acaba se deparando com uma dúvida comum: onde coloco meu dinheiro? A poupança, uma das opções mais conhecidas, quase sempre é a opção imediata, mas você já se perguntou se essa é a melhor alternativa para o seu dinheiro?
Quer melhorar a qualidade de sua vida financeira, mas não sabe se deve começar a investir ou se o melhor caminho é guardar dinheiro na poupança? Então este texto é para você!
Após terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?
Devo começar a investir ou apenas economizar meu dinheiro?
Como quase tudo na vida qualquer uma dessas duas opções têm vantagens e desvantagens, dependendo do uso que lhes for dado e dos objetivos a que se destinam.
Informações importantes sobre quem deseja economizar e guardar dinheiro
Abrir uma conta poupança é muito simples e de forma geral qualquer pessoa pode obter uma poupança de forma rápida e sem precisar sequer comprovar renda ou algo do tipo.
Além disso, as contas poupança são garantidas pelo Banco Central, além de possibilitar que você tenha liquidez imediata, ou seja, você terá acesso ao seu dinheiro sempre que precisar, sem ter que esperar um determinado período de tempo para sacar seu dinheiro parcial ou totalmente sem nenhum tipo de penalidade.
Além disso, também é preciso mencionar a rentabilidade de uma conta poupança. Uma das características mais importantes de uma conta poupança é que ela gera retornos. Isso significa que você receberá juros de acordo com a quantidade de dinheiro que a conta possui por períodos de tempo determinados pela instituição financeira.
Embora esses retornos geralmente não sejam a melhor maneira de ganhar grandes valores, isso garante que você ainda obtenha lucro sem ter que tomar nenhuma decisão de investimento e, portanto, correr o risco de perder tudo.
Informações importantes sobre quem deseja investir
Embora o acesso a um investimento seja relativamente simples, a dúvida surge na hora de escolher o tipo de investimento. O objetivo do investimento está focado em obter lucro em um determinado período de tempo, levando em consideração sua rentabilidade e assumindo um determinado risco. Isso implica em uma investigação formal que contemple os seguintes fatores: prazo, rentabilidade e risco.
Lembre-se: investir R$100,00 não é o mesmo que investir R$10.000. Contudo, independentemente do valor que deseja investir é preciso sempre se lembrar que no universo de investimentos existem fatores que estão fora de nosso controle e que poderão impactar seu capital, seja positiva ou negativamente.
Certos tipos de investimentos representam a probabilidade forte de perder nosso dinheiro. Essa probabilidade depende muito do desempenho de um investimento, pois o risco é maior quando a rentabilidade também é maior.
Isso significa que muitas vezes quanto maior a probabilidade de ganhar dinheiro, maior também será a probabilidade de perdê-lo.
Existem alguns investimentos que não envolvem tantos riscos, como os investimentos a prazo, embora comprometam a disponibilidade imediata do investimento. Um investimento a prazo é um serviço financeiro em que uma quantia de dinheiro é depositada numa instituição financeira, durante um determinado período de tempo, em troca de uma remuneração a uma taxa de juro previamente acordada.
Essa qualidade é positiva pois você saberá de antemão o retorno que terá pelo seu dinheiro. Contudo, lembre-se que você só poderá ter acesso ao seu dinheiro depois que o prazo determinado pela instituição financeira terminar. Caso não espere este prazo você poderá perder o que seu dinheiro rendeu. Portanto, essa modalidade de investimento não é indicada para quem deseja ter sempre seu dinheiro disponível.
O que é melhor para mim então?
Como você pode perceber, não há alternativa boa ou ruim, melhor ou pior. Ambas as possibilidades oferecem diferentes oportunidades que atenderão melhor às suas necessidades pessoais.
Dessa forma, o melhor caminho é analisar quais seriam as suas necessidades atuais e quais são os objetivos que você deseja alcançar em suas finanças para que assim consiga fazer uma melhor escolha, combinado?
Troque seus pontos por números da sorte e participe dos sorteios do Clube UTUA
Você acabou de ganhar 100 pontos UTUA por ter lido este post até aqui!
Toda semana realizamos sorteios de prêmios e de dinheiro apenas para membros do CLUBE UTUA.
Veja como é simples participar do sorteio: 30 pontos = 1 número da sorte.
Lembre-se: você precisa trocar seus pontos UTUA por números da sorte.
Nosso objetivo é melhorar seu conhecimento sobre finanças com posts rápidos e objetivos.
Então não se esqueça: às 07:07 da manhã estaremos no seu e-mail, basta procurar: CLUBE UTUA 🟠, aprender sobre conteúdos financeiros que vão te ajudar a tomar decisões importantes e trocar seus pontos para participar dos sorteios!
💡 Dica: quanto mais posts premiados você ler, mais chances você tem de ganhar o sorteio.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!
Estamos atentos a sua opinião, deixe sua avaliação sobre o Clube UTUA abaixo!
A equipe do UTUA agradece!