No mundo dos investimentos uma regra é clara: não existem atalhos! Para se tornar um investidor de sucesso é preciso aprender sobre o significado do dinheiro na sua vida.
Para conseguir viajar, ter uma aposentadoria tranquila, comprar o que quiser e viver experiências únicas é fundamental saber utilizar seu dinheiro. E é nesse ponto que entra o hábito de saber poupar e investir.
Entender como economizar parte dos seus rendimentos é o requisito básico para um futuro melhor – e também para evitar preocupações no presente. Por isso, é um processo que deve ser construído e acompanhado com frequência.
Mas você não sabe por onde começar a investir? Calma! Nós te ensinamos. Leia esse texto até o final para iniciar seus investimentos com o pé direito! Após terminar sua leitura do texto não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?
Faça o seu planejamento financeiro
O primeiro passo para quem deseja investir é esse: realizar o mapeamento das finanças, ou seja, a entrada e a saída do seu orçamento. Para isso, pode-se utilizar planilhas ou até aplicativos de celular. O importante é anotar todos os gastos, desde os maiores até os menores.
Quando esse planejamento estiver completo em suas mãos, identifique os gastos supérfluos e as oportunidades de economia. Assim, você terá mais dinheiro para investir.
É importante definir também qual será o valor a ser aplicado e qual a frequência. Por exemplo: 500,00 reais por mês. E, não é só planejar, é preciso cumprir. Tire um tempo durante a sua semana para analisar o seu balanço e, em pouco tempo, a diferença será nítida.
Saiba quais são seus objetivos
Objetivos bem definidos serão uma motivação para você. Pense o que você deseja realizar depois de conseguir economizar com o seu planejamento financeiro, por exemplo: estudar fora do país ou montar o seu próprio negócio. Separe os propósitos por curto, médio e longo prazo e isso ajudará a manter o foco.
Livre-se das dívidas
Antes de fazer qualquer investimento, elimine as dívidas. Com elas, é mais difícil acumular um patrimônio sólido. Mesmo com investimentos de alta rentabilidade, o prejuízo de juros cobrados por bancos e financeiras pode ser brutal para o seu capital.
Não invista em bancos
Bancos cobram taxas que diminuem a rentabilidade final dos investimentos. Além disso, a variedade de produtos normalmente é menor e as taxas de rendimento disponibilizadas são baixas.
Conheça os principais investimentos para iniciantes
Para quem é iniciante, sempre existe a dúvida sobre quais aplicações escolher. A mais segura delas é a renda fixa – título de dívida emitido por uma instituição como governo ou bancos. Ou seja, eles arrecadam dinheiro de investidores para financiar suas atividades. E, em troca, oferecem taxas de rentabilidade.
Essa taxa pode ser pré fixada ou pós fixada. Com a primeira opção, você já investe sabendo o quanto vai receber na data do vencimento. Já com a segunda opção, o rendimento é um percentual do indicador.
De maneira geral, investimentos em renda fixa fazem seu dinheiro sempre crescer em segurança. Além de serem mais simples para aplicar e exigir um acompanhamento mais leve.
Aplicações de renda fixa são:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário);
- Tesouro Direto;
- LCI (Letra de Crédito Imobiliária);
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
- Debêntures;
- Fundos de Investimentos de Renda Fixa;
- LC (Letras de Câmbio);
- CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários);
- CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).
Tenha uma reserva de emergência
Todo bom investidor precisa estar preparado para eventualidades. Por isso, o foco do primeiro dinheiro investido deve ser para a formação da sua reserva de emergência. Especialistas recomendam que o valor do fundo de emergência deve ser equivalente a seis meses de suas despesas mensais.