Os sentimentos bons de renovação de um novo ano costumam vir acompanhados de boletos não tão desejados. Mas, se formos pensar de uma forma bastante positiva, só paga o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aqueles que têm um meio de transporte próprio, concorda? Por isso, é importante ficar de olho nos prazos do IPVA 2026 para ficar em dia com essa obrigação.
Logo no início do ano, os estados divulgam os períodos de pagamento desse imposto, sendo que a maioria deles costuma trazer condições especiais para o pagamento em cotas únicas, como descontos. Contudo, para aquelas pessoas que não podem arcar de uma só vez com o valor, o parcelamento se torna uma boa opção.
O que é o IPVA?
Antes de contarmos as datas de pagamento do IPVA 2026 para cada estado, queremos que você aprofunde seus conhecimentos sobre esse imposto. De modo muito resumido, saiba que, antigamente, os valores pagos pelos proprietários de veículos eram destinados somente a melhorias ou construção de rodovias.
Nos dias de hoje, porém, 40% dos valores é destinado aos governos estaduais (o executivo de cada estado) e uma segunda fatia de 40% fica com os municípios (governo municipais). A parcela restante, de 20%, é destinada ao Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) para o financiamento de projetos educativos.
Outra diferença é que os estados e municípios não precisam utilizar os valores do IPVA somente para questões relacionadas ao trânsito. Pelo contrário: é possível investir os recursos em diferentes setores, como saúde, educação, mobilidade, infraestrutura, segurança e diversas outras necessidades que forem priorizadas de acordo com as gestões atuais.
O que define o valor do IPVA?
O IPVA 2026, bem como aquele cobrado em todos os anos, segue percentuais estipulados por cada governo estadual. Mas, de forma geral, as alíquotas (taxa sobre um valor-base) são de, no máximo, 4% do valor venal do veículo. Esse valor pode ser consultado na tabela Fipe, sigla representada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e varia de acordo com o modelo e ano do veículo (moto, caminhão, carro e ônibus).
Quando devo pagar o IPVA 2026?
Os proprietários de veículos podem, ainda, consultar o valor diretamente na guia do IPVA 2026, sem necessidade de realizar consultas. Um ponto de atenção, contudo, é que as alíquotas, datas e condições de pagamento, descontos e até mesmo isenções (caso o veículo seja mais antigo) variam, de acordo com as legislações de cada estado.
O mesmo acontece com o calendário de pagamentos, que têm variações de acordo com o estado. Por isso, orientamos que os leitores busquem as informações específicas nos sites oficiais da Secretaria da Fazenda de cada estado, no qual será possível conhecer todas esses informações e verificar a forma mais vantajosa de pagamento.
Alguns estados oferecem bons descontos para quem opta pela cota única, que é ideal para aqueles que já reservaram os valores para os impostos de início de ano. Outros estados oferecem parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, mas é preciso ficar atento à incidência de juros e encargos, além de fazer os cálculos sobre como as parcelas irão impactar no orçamento mensal.
Por isso, o conselho do Clube U. é: avalie as melhores condições de acordo com os valores que você reservou para o IPVA 2026 ou opte pelo parcelamento que tenha a menor incidência de juros. Caso não seja possível, avalie se o parcelamento no cartão de crédito não será responsável pela criação de novas dívidas, considerando que o não pagamento do imposto pode gerar multas salgadas para o bolso!