10/09/2025
09h13
lava-louças

A lava-louças já não é um eletrodoméstico encontrado somente em casas de pessoas ricas. Ao longo dos anos, esse equipamento caiu no gosto dos brasileiros, principalmente aqueles que compraram um apartamento pequeno em programas sociais de habitação e que passam mais tempo fora de casa por conta do trabalho.

Muita gente se pergunta se esse eletrodoméstico pesa muito na conta de luz, e a resposta é: depende do uso! Hoje, nós vamos te ensinar a economizar energia enquanto essa máquina trabalha para você. Assim, você conseguirá economizar mais tempo no dia a dia, sem deixar que o dinheiro vá embora ao automatizar o processo de lavar as vasilhas.

A lava-louças gasta muita energia?

Como dissemos ali em cima, isso vai depender de como você utiliza a máquina. A verdade é que se você pular a função “secagem”, você com certeza não vai ver grandes aumentos em sua fatura de energia elétrica. Vamos entender o motivo?

A etapa de secagem exige que a máquina de lavar louças aqueça e, geralmente, todo equipamento elétrico que precisa de passar por esse processo de aquecimento vai gastar mais energia para cumprir essa missão, a exemplo do chuveiro que é feito em potências maiores para conseguir dar conta do recado de esquentar nossa água.

Então, o que você precisa fazer para utilizar a lava-louças sem gastos muito alto é pular essa etapa. Até porque a etapa de lavagem também costuma utilizar água quente para remover as sujeiras, tornando fundamental ao menos o salto de uma etapa.

Uma coisa legal que você deve considerar é que os modelos mais novos de lava-louças já saem de fábrica mais econômicos! Eles trazem selos de eficiência e tecnologias que otimizam o uso não só de energia, mas de água e sabão, o que é um ponto bastante positivo e que talvez compense os custos com a energia elétrica (sem desperdícios, é claro!).

Saltando etapas

Muitas máquinas de lavar louças já trazem essa função de “avançar etapas” em suas configurações. Ao fazer isso, você pode seguir dois caminhos: secar os pratos, vasilhas e talheres de forma manual, com um pano de prato limpo, ou simplesmente deixar as louças secarem do lado de fora da máquina, de forma natural.

Algumas pessoas simplesmente abrem a tampa da lava-louças e deixam que essa secagem ocorra de forma natural dentro do próprio equipamento, o que também é uma opção. Para evitar que elas sigam molhadas até você guardar, apenas garanta que em sua casa tenha uma boa ventilação para que esse processo ocorra da melhor forma possível.

Mais dicas para você economizar!

Ao utilizar a lava-louças, é importante já ter juntado uma boa quantidade de vasilhas para aproveitar a capacidade máxima de lavagem do equipamento. Assim, você economiza em muitos pontos, já que poupa tempo em diferentes lavagens e aproveita a água e energia em um único processo de limpeza no dia.

Você também pode saltar a etapa de pré-lavagem. Seguindo as orientações do fabricante, retire os restos de alimentos dos utensílios antes de inserir na máquina, evitando assim mais uma etapa. Por fim, fique atento às manutenções que são exigidas, pois isso evita que o acúmulo de alimentos e outras sujeiras afetem o desempenho de sua lava-louças

É importante ler o manual de sua máquina para entender o funcionamento e as formas de poupar água e energia, além de ajudar no melhor funcionamento desse equipamentos que ajuda muitas pessoas a terem dias mais produtivos sem precisar fazer aquela tarefa considerada chata por muitos, que é a limpeza das vasilhas durante o café da manhã, almoço, jantar e demais refeições realizadas no dia a dia.

E vocês, utilizam lava-louças por aí?