10/10/2025
08h30
lavar o cabelo (1)

Lavar o cabelo pode ser uma decisão muito natural para os homens. Mas você já reparou que essa atitude é quase um evento para as mulheres? Sempre bate aquela dúvida: será que lavo o cabelo hoje ou deixo para amanhã?

Se está de dia, a dúvida é sobre secar ou não os fios antes de sair. Se estás de noite, possivelmente muitas mulheres se perguntam se é saudável dormir com o couro cabeludo ainda úmido. Mas hoje vamos descobrir juntos se lavar o cabelo todos os dias é bom ou não.

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Bom, o que os especialistas vão dizer é que depende da sua rotina, do seu tipo de cabelo e de como você lava. Vamos considerar alguns exemplos para entender isso melhor. Pessoas que fazem esportes todos os dias e suam muito, devem sim lavar o cabelo todos os dias para evitar que aquele suor fique ali impregnado.

Se você tem o couro cabeludo mais oleoso, também é ideal criar uma rotina para evitar a junção de sebo e até mesmo a caspa. Em todos os casos, uma dica muito importante é conhecer o seu tipo de cabelo para escolher produtos que vão fazer bem para o couro cabeludo e os fios também.

Mas para aquelas pessoas que têm os cabelos mais secos, cacheados ou que tenham tratamentos químicos, o mais indicado é lavar o cabelo em dias alternados. Então, não existe uma resposta certa para a frequência que um cabelo deve ser lavado, mas ele pode sim ser lavado todos os dias, desde que da forma correta.

Os especialistas vão acrescentar o seguinte: é bom evitar passar muitos dias sem lavar os cabelos, porque isso pode trazer o acúmulo de sujeiras, provocar descamações e, ainda, causar aquele mau cheiro que ninguém quer, concorda?

Então, a nossa dica aqui é que você tenha sensibilidade com seu próprio corpo e perceba quando a frequência ideal para seu tipo de cabelo. Quando perceber que a oleosidade já está no cabelo ou que está subindo um cheirinho diferente, é importante lavar.

Como lavar os fios corretamente?

Existe uma coisa muito importante que é a forma correta de lavar os cabelos. A gente não precisa de força para limpar o couro cabeludo. O ideal não é esfregar com força para agredir a nossa cabeça e os próprios, mas sim massagear o couro cabeludo e os fios.

Especialmente nos fios, se você fizer muitas fricções, pode haver a quebra dos mesmos. Por isso, ao lavar o cabelo, faça uma espécie de massagem sobre o couro cabeludo, em movimentos circulares com as pontas dos dedos e jamais com as unhas.

O pulo do gato na hora de manter os fios limpos e o couro cabeludo saudável é enxaguar muito bem e nunca deixar excesso de produtos nos cabelos. Além disso, mesmo no inverno, é necessário fazer um esforço para manter a temperatura da água de morna a fria, pois a água quente pode favorecer a oleosidade.

Ah, e é importantíssimo sim deixar os cabelos e o couro cabeludo secarem bem, viu? Pois a umidade pode criar um ambiente muito bom para o crescimento de bactérias e fungos. Se você vai deixar ele secar durante o dia, tudo certo, basta massagear a toalha para tirar o excesso de água.

Mas se você vai lavar o cabelo à noite, utilize sim um secador para acelerar a secagem dos fios e do couro cabeludo.

Existem produtos certos para meus cabelos?

Na hora de lavar o cabelo é bom também ter produtos certos para seu tipo de cabelo. Para cabelos oleosos, existem xampus e condicionadores que vão promover a limpeza e equilibrar a saúde do couro cabeludo.

Para cabelos cacheados, é importante que os níveis de hidratação do produto sejam adequados para evitar o excesso de componentes hidratantes que vão deixar os cachos pesados e impedir que eles fiquem na melhor forma. E assim por diante.

Por isso, não custa nada perguntar no salão, quando estiver fazendo um corte, qual o seu tipo de cabelo e o produto mais indicado. Assim, o profissional pode te ajudar na escolha de produtos corretos para o seu tipo de cabelo.

E aí, gostou das dicas de hoje? Mantenhas os cabelos sempre limpos e lindos, do jeitinho que eles são. Até a próxima!