
Se não fosse o despertador, você conseguiria acordar no horário certo todos os dias? Muitos trabalhadores precisam de um som bem alto para iniciar a jornada de trabalho e a gente nem julga, porque levantar cedo é difícil mesmo, né? Principalmente se for para enfrentar ônibus lotado e o trânsito. E se você precisa de um sacolejo para acordar, você também precisa de um lembrete de contas para deixar as contas em dia. Vamos descobrir mais sobre essa estratégia?
O que é um lembrete de contas?
Um lembrete de contas é nada mais nada menos que uma agenda que mostrará as datas de vencimento de suas contas fixas, tais como cobranças de água, energia, telefone, internet, prestações de carro ou casa. Ele funciona como um despertador, que te lembrará sobre a data limite de pagamento de suas contas.
O objetivo desse lembrete de contas é não deixar você esquecer de pagar nenhum boleto na data correta, porque ninguém merece pagar juros e multas só porque esqueceu uma data de pagamento, né? Então, de forma bem simples, o lembrete de contas vai funcionar como um secretário, um assistente pessoal, que não deixa nada passar. Afinal, organização na vida é tudo, concorda? E isso também vale para finanças pessoais!
E a gente sabe que muitas pessoas, na correria do dia a dia, esquecem de pagar as contas, e é justamente por isso que o lembre de contas é uma boa solução. Por isso, você ira conferir, logo abaixo, mais dicas de como fazer um bom lembre de contas e nunca mais pagar taxas por atrasos.
Como posso fazer meu lembrete de contas?
A gente sempre gosta de dar dicas para aquelas pessoas que usam muito o celular e que têm facilidade para isso e para aquelas pessoas que preferem o lápis e a caneta nas mãos ou que usam o celular para o básico. E para quem prefere tudo anotadinho naquele caderno antigo, é possível colocar em uma agenda todas as contas fixas e, na frente de cada uma delas, escrever a data de vencimento.
Assim, todas as vezes em que você receber o salário, você corre lá na agenda e dá uma olhada na data de vencimento de cada uma para fazer o pagamento. Uma dica interessante é deixar todas as contas vencerem no mesmo dia, porque isso facilita muito os pagamentos e evita de a gente ter que abrir o aplicativo do banco ou ir na lotérica toda hora.
Mas se você já é uma pessoa mais digital, tem vários aplicativos que podem ajudar. Mas antes de falar neles, saiba que muitos bancos já estão criando ferramentas de assistente de pagamentos, que funcionam como lembrete de contas. Além dos pagamentos cadastrados em seu CPF, esses assistentes também mostram valores que você deposita de forma frequente para pessoas e empresas, e sugerem esses valores em sua lista de pagamentos do mês.
Para os mais conectados ao mundo digital e a planilhas, existem dois caminhos: fazer uma planilha com uma coluna de datas de vencimentos ou buscar aplicativos gratuitos de controle de gastos, desde que tenha a ferramenta de lembrete de compras. Além disso, você pode utilizar o próprio calendário do seu telefone para fazer esse tipo de sinalização de contas a vencer.
Mantenha as contas atualizadas!
De todas as formas, é muito importante que você sempre revise suas contas mensais para não esquecer de incluir nenhuma no lembrete de compras. Afinal, para despertar, você precisa lembrar de cadastrar a conta, correto? E lembre-se: atrasos em contas podem fazer com que você pague mais caro, e é por isso que o planejamento e o lembrete de contas é tão importante!