24/10/2025
09h22
liquidação antecipada (1)

É raro, mas pode acontecer de ter um dinheiro sobrando. E na verdade é esse respiro que todo brasileiro quer sentir na conta, não é mesmo? Diante dessa graninha parada, você sabe o que fazer? A liquidação antecipada de contratos, como aqueles financiamentos ou empréstimos, pode ser um bom negócio.

Hoje, vamos entender ponto a ponto sobre esse tema tão importante na nossa vida financeira. Leia até o final para saber por quais motivos o adiantamento de parcelas pode te deixar livre de dores de cabeça e bolas de neve quando o assunto é o dinheiro. Vamos juntos?

O que é a liquidação antecipada?

Você já deve ter percebido sobre o que estamos falando. Mas para deixar esse conceito bem claro, saiba que a liquidação antecipada acontece quando você antecipa parcelas de contratos financeiros que fez. Os mais comuns são financiamentos de veículos, imóveis, empréstimos e podemos considerar também as faturas seguintes do cartão de crédito.

Nos casos de financiamentos de veículos e casas, isso pode ser até muito claro para os brasileiros que já sabem que pagar a parcela atual mais a última parcela torna o valor total do contrato mais barato. E isso acontece porque as parcelas finais geralmente carregam juros altos. Então, esse é sempre um bom negócio.

Mesmo em empréstimos, quando você consegue pagar a parcela que está vencendo e adiantar o valor de uma outra parcela, é possível ver essa diferença. Em bancos com aplicativos mais avançados, você pode recalcular os juros ao fazer a liquidação antecipada e ver todas as opções ali na tela do seu celular. Legal demais, não é?

Por que os juros caem?

Ao fazer a liquidação antecipada, os juros caem por um motivo simples: você reduz o tempo da dívida. E no mundo financeiro, quanto maior o período em que você tem compromissos financeiros com uma instituição, mais juros você paga.

Isso tem uma explicação bem fácil também. Pense com a gente: se um banco te oferece dinheiro e um prazo longo para você realizar a quitação daquele contrato, ele está confiando que você vai honrar os pagamentos.

Ao estabelecer um período grande, os juros são acrescidos às parcelas porque ele precisa lucrar em cima dos valores emprestados e porque a instituição se torna muito vulnerável diante da possibilidade de você e os demais clientes não conseguirem pagar as parcelas.

Mais motivos para você antecipar seus contratos!

Bom, se a queda dos juros não é motivo suficiente para você aproveitar o dinheiro extra para fazer a liquidação antecipada de seus contratos, a gente traz mais motivos! Um deles é que ao antecipar esses pagamentos você consegue limpar as dívidas futuras.

Isso significa um orçamento menos pesado, porque você já não terá tantas parcelas para pagar. E se pensar bem, a liquidação antecipada é sempre um bom negócio porque se ocorrer um imprevisto financeiro lá na frente você não corre mais o risco de se endividar e não pagar as parcelas em dia.

Correr o risco de atrasar financiamentos, empréstimos e faturas é péssimo, porque você pode pagar altos juros, multas, taxas e encargos pela falta de pagamento. Então, vai por nós: a liquidação antecipada é quase um antídoto contra novas dívidas.

Como fazer a liquidação antecipada?

Isso vai variar de acordo com seu banco. Mas como quase tudo é digital nos dias de hoje, veja se há a opção de antecipar parcelas em seu aplicativo. Caso não, entre em contato com os canais oficiais da sua instituição financeira e peça orientação.

Se você é cliente de bancos que têm agências físicas, faça uma visita para saber mais. O importante é nunca deixar para depois, combinado?