05/08/2025
22h42
luz natural

Você sabia que a luz natural que vem do sol e de dias de céu azul podem te ajudar a economizar mais energia? Aproveitar a luminosidade que vem das nossas janelas e portas pode ser uma excelente estratégia para quem quer poupar dinheiro – e quem não quer, né? – e ainda deixar a casa mais arejada para o nosso conforto.

Por que é importante deixar a luz natural entrar?

Em dias claros, a luz natural pode fazer o trabalho de muitas lâmpadas, principalmente se a sua casa tiver janelas que permitem a entrada da luz solar. Em apartamentos e conjuntos habitacionais, é quase sempre possível aproveitar a luz que vem do sol para iluminar a casa, o que faz com que as famílias quase nem acendam as lâmpadas durante o dia.

Se o sol já está lá, fazendo o trabalho dele, por que ignorar essa benção que é a luminosidade? Não dá para desperdiçar, né? E é muito importante deixar a luz natural entrar para a gente economizar energia. Em casas onde há muita entrada de luz durante os dias, essa economia pode ser gigante. E por mais que as lâmpadas sejam equipamentos que gastem menos energia, a quantidade de tempo que você as deixa ligadas faz sim a diferença.

Na linguagem técnica, as lâmpadas de hoje em dia, no modelo de LED, funcionam em baixas potências, o que significa que elas puxam menos energia. Mas para você economizar energia, além da potência, tem que pensar no tempo de uso! Pois se você deixar as lâmpadas ligadas por cerca de 6 horas por dia, mesmo elas gastando pouco, ao final do mês isso fará muita diferença, entende?

E se a minha casa não tiver boa iluminação natural?

A gente sabe que a realidade de muitas casas não permite a entrada da luz natural. Em locais onde as casas são muito juntas, coladas, uma casa impede a passagem de luz da outra, mas ainda assim você vai conseguir economizar na conta de luz com algumas pequenas mudanças na cor das paredes da casa, na escolha das novas lâmpadas e na forma como você usa a energia elétrica.

No caso da cor das paredes, existe uma dica muito importante para casas escuras: o simples fato de você pintar a casa de cores claras já vai transformar o seu ambiente! Isso porque as luzes são refletidas de um jeito melhor em meio a cores claras.

Por isso, além das paredes com cores claras, pinte também as estruturas com essas mesmas cores, mesmo que elas não tenham o acabamento ainda. Ou seja, passe uma tinta clara para amenizar a escuridão e te ajudar a economizar na quantidade de lâmpadas ligadas durante o dia e até mesmo na potência das lâmpadas, visto que algumas pessoas comprar lâmpadas com potências maiores (mais fortes) para dar conta de iluminar a casa.

Lâmpadas de LED: são as mais econômicas!

Você sabia que as lâmpadas de LED são mais econômicas? Elas conseguem iluminar melhor ao mesmo tempo que puxam menos energia. Por isso, se você ainda tiver em sua casa aquelas lâmpadas de vidro, que são tecnicamente chamadas de fluorescentes, incandescentes ou halógenas, troque por lâmpadas de LED. Hoje em dia, no mercado, é possível achar essas lâmpadas por menos de R$4,00. Ou seja, é uma economia que compensa e muito!

Mas existe outra coisa básica também: o nosso comportamento de consumo. E nisso vale a pena você sempre lembrar de apagar as luzes ao sair dos cômodos e nunca deixar lâmpadas acesas sem necessidade. Como você viu ali em cima, embora as lâmpadas tenham baixa potência, o longo tempo de uso pode trazer muito peso para a conta de luz, viu?!