24/10/2025
10h18
macarrão (1)

Vai um macarrão aí hoje? A sua preferência é por uma receita alho e óleo ou com molho? Bom, infelizmente ainda não temos aquele serviço de entrega no precinho especial, mas hoje vamos falar de um assunto bom, que é comida – e quem sabe você não se inspira, sai um pouco das telas e cozinha algo para comer com calma, seja sozinho ou em boa companhia?

Mas você deve estar pensando: por que vamos falar de macarrão? E a resposta é que existem diferenças não só nos preços desses alimentos que os brasileiros amam, mas também na composição e no nível de nutrientes. E no Clube U nós queremos te ajudar a ter uma saúde boa, e isso vai além da saúde financeira.

Macarrão é tudo igual?

Não, macarrão não é tudo igual – e não estamos falando sobre marcas, ok? Existem muitas receitas vindas das fábricas que se diferenciam na composição. E pra facilitar o entendimento, vamos citar alguns deles para você saber qual escolher no supermercado de acordo com a sua preferência, é claro.

O que queremos aqui é que você faça escolhas inteligentes, com conhecimento. Ou seja, além de avaliar o preço, é importante saber se aquele alimento merece mais moderação que outro e às vezes fazer trocas que vão ajudar a levar mais saúde para a mesa e, consequentemente, para você e toda a família.

Vamos ver quais são os tipos principais?

🍝 O macarrão mais tradicional é aquele feito com água e farinha. Simples assim. Mas com ele a gente precisa ficar esperto, porque é cheio de carboidrato e pode atrapalhar as pessoas que precisam controlar a dieta. Como tudo na vida, moderação é a palavra mais indicada. Além disso, você pode comê-lo com uma proteína para deixá-lo mais saudável.

🍝 O Grano Duro, que é o macarrão feito com sêmola de trigo, pode ser um pouco mais caro, mas é uma opção mais interessante porque tem carboidratos mais complexos. Então, diferente da massa mais tradicional que dá aqueles famosos picos de açúcar no sangue, ele te dá energia de longa duração e isso o torna uma opção melhor.

🍝 Aqueles macarrões feitos com ovos também são uma boa opção quando comparada com a tradicional, já que além de farinha e água, ele também leva os ovos. Por isso, se você não quiser pagar tanto pelo Grano Duro, essa pode ser uma escolha adequada. Em todas as opções, bons acompanhamentos e moderação são necessários, combinado?

🍝 E aquele integral que muita gente passa longe e que nem é ruim? Essa também é uma boa escolha, pois a farinha integral é o principal ingrediente. Esse fator também o deixa mais saudável que aquela massa tradicional, mas é claro que você deve pensar se seu paladar se adapta também, ok? Nada de comer fazendo careta!

🍝 Massa fresca é tudo de bom, não é? Embora mais gostosas e nutritivas, pois também são feitas de farinha e ovos, elas tendem a ter mais carboidratos. Mas são sempre bem-vindas em ocasiões especiais e com aquela palavrinha mágica: a moderação. Além disso, você pode comprar – ou fazer – aquelas com recheios para tornar tudo mais especial e servir com um bom acompanhamento.

🍝 Com a diversidade de macarrões nos supermercados, há espaço também para opções sem glúten, como o macarrão de arroz, e aquelas mais nutritivas e aquelas veganas, até mesmo com massas feitas de farinhas de cenoura, beterraba, batata doce e assim por diante. Ou seja, tem opções para todos!

E você, gostou de conhecer um pouco das diferenças entre os macarrões? Na hora de comprar macarrão, agora você já consegue fazer uma escolha cheia de sabor e conhecimento!