A macroeconomia é, nada mais nada menos, que o estudo que mapeia dados econômicos que afetam diretamente um país ou diferentes regiões. Nós sabemos que muitos são os indicadores que podem contribuir com o bom ou o mau desempenho da economia, correto? E a macroeconomia coloca justamente uma lupa sobre esses dados para entender de que forma eles estão influenciando no cenário econômico.
A macroeconomia e as nossas finanças
Mas você pode estar se perguntando: por que isso é tão importante? Esse estudo é relevante porque é a partir dessa tradução do que acontece na economia que os especialistas conseguem definir políticas públicas e que investidores podem se guiar para fazer as melhores aplicações financeiras. Ou seja, é essa leitura/esse conhecimento do que está pesando ou não no cenário econômico que faz a diferença para decisões práticas.
Mesmo aqueles cidadãos que não investem em ativos mais complexos podem – e devem – ficar atentos à macroeconomia, pois ela nos ajuda a tomar decisões de crédito. Se o cenário macroeconômico não estão legal, por exemplo, e os juros estão altos, devido aos mecanismos da autoridade monetária (Banco Central) para controlar a inflação, provavelmente você não contratará crédito.
Na prática, não contratar crédito significa adiar compras com longos parcelamentos em cartões ou contrair empréstimos e financiamentos. Tudo isso com um único objetivo: evitar a absorção desses custos altos. Ou seja, o conceito de macroeconomia está mais presente do que pensamos em nossas vidas e por isso o seu estudo é tão importante.
Entenda mais detalhes!
A macroeconomia, portanto, vai focar no cenário como um todo: como está o desempenho das indústrias, dos comércios e dos setores de serviços? O índice de desemprego está alto ou baixo? A taxa de juros está elevada ou nem tanto? Como está o Produto Interno Bruto (PIB)? Todos esses dados são um termômetro para que o governo atue para estimular a economia e desenvolver o país.
Mas existe um objetivo ainda mais importante desse estudo, que é a macroeconomia: entender o cenário atual do país para manter a estabilidade financeira. É por isso que existe uma política econômica, em que o governo busca controlar todos esses aspectos relacionados à inflação, à taxa de desemprego e às próprias relações de comércio internacional.
Com todos esses dados, que são trazidos por esse estudo que é a macroeconomia, as autoridades conseguem prever momento de desaceleração da economia (crises) e atuar para impedir grandes impactos negativos. Assim, sua plena compreensão é uma verdadeira aliada para que um países possa enfrentar questões internas e externas.
Em breve, você verá aqui no Clube U. como a macroeconomia se relaciona com os investimentos. Por isso, continue acompanhando nossa página e desvendando os conteúdos de nossos artigos para seguirmos juntos nessa jornada de muito conhecimento e equilíbrio financeiro. Até o próximo artigo!