17/04/2023
11h33
O que é a margem consignável

Você já deve ter lido ou visto falar sobre a margem consignável e o quanto ela interfere no crédito que uma pessoa pode conseguir, principalmente se esta pessoa for aposentada ou pensionista do INSS ou, ainda, servidora pública.

Mas, de fato, você sabe o que é a margem consignável e para o que ela serve? É o que falaremos no conteúdo de hoje! Após terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?

Entenda o que é um empréstimo consignado

Antes de falarmos sobre a margem consignável é importante falarmos sobre o empréstimo consignado e explicar sua forma de funcionamento.

No empréstimo consignado as parcelas do crédito são descontadas diretamente de sua folha de pagamento, ou seja, antes de você ter seu salário em mãos. Assim, a linha de empréstimo consignado só é liberada para quem é servidor público ou aposentado/pensionista do INSS. Isso porque, nesses casos, as instituições conseguem cobrar as parcelas direto da fonte. 

Além disso, no empréstimo consignado você tem acesso às menores taxas do mercado, pois o risco da instituição ou banco não receberem é quase nulo (justamente por conta da explicação acima). Isso também graças ao que se chama de margem consignável, falaremos sobre ela abaixo.

E o que é a margem consignável?

De forma geral, a margem consignável é o valor máximo de sua renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo. Ela foi criada como uma estratégia de evitar o endividamento e a perda de controle dos trabalhadores.

Dessa forma, por meio da margem consignável, é possível garantir que mesmo contratando um empréstimo consignável, a pessoa ainda terá renda o suficiente para os demais gastos e não corre o risco de ter toda sua renda consumida pelo pagamento das parcelas do empréstimo.

Qual a margem consignável atual?

Atualmente, a margem consignável do INSS está dividida desta forma:

  • 35% para empréstimo consignado
  • 5% para cartão de crédito consignado
  • 5% para cartão consignado de benefício

Por que o empréstimo consignável parece ser mais atrativo?

Como as parcelas do empréstimo consignável são descontadas diretamente da folha de pagamento do cliente não há formas do mesmo ficar inadimplente, ou seja, deixar de pagar pelo empréstimo efetuado.

Dessa forma, em contrapartida à essa segurança adicional de que os bancos possuem de que independente de qualquer coisa irão receber pelo empréstimo cedido, as taxas de juros são bem menores do que as que são praticadas nas demais linhas de empréstimo, o que inevitavelmente acaba trazendo mais interesse por parte dos cidadãos.

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.