10/10/2025
09h50
meia hora (1)

Quanto tempo você leva para chegar ao trabalho? Meia hora, uma hora ou mais de duas horas? A gente sabe que muitos brasileiros enfrentam dias caóticos no trânsito, principalmente em cidades com populações maiores e, claro, nas metrópoles.

Acidentes, trânsitos, transporte público lotado, ônibus que não saem no horário ou em condições precárias… Muitos são os problemas enfrentados no trajeto, mas não tem jeito, os trabalhadores que não têm o privilégio de morar próximo do serviço ou que estão em trabalho remoto (de casa) precisam fazer isso para chegar aos seus serviços.

67% das pessoas levam até meia hora para chegar ao trabalho

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 67% dos trabalhadores brasileiros levam até meia hora (30 minutos) para chegar ao trabalho. O resultado da pesquisa, fruto do Censo 2022, significa que 2 a cada 3 brasileiros levam até 30 minutos no deslocamento de casa ao trabalho.

Em números reais, isso significa que 40 milhões de pessoas gastam até 30 minutos para chegar em seus serviços. Mas talvez você até pense que essas pessoas estão bem perto de você, que leva 1 hora ou mais nesse trajeto.

E sim, outros 14,5 milhões de trabalhadores brasileiros (20%) gastam entre meia hora e 1 hora para chegar, enquanto 7,4 milhões (10%) levam de 1 a 2 horas. E sempre dá para piorar, não é mesmo? 1,3 milhão, o equivalente a 1% dos trabalhadores, leva mais de duas horas no trajeto casa e trabalho.

Em quais locais a situação é mais complicada?

Se você mora nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, com certeza já reparou que o trajeto até o trabalho é bem cansativo e leva mais que meia hora na maioria das vezes, não é mesmo?

O levantamento do IBGE sobre Deslocamentos para trabalho e estudo – já que a pesquisa considera também que se desloca para estudar – demonstra que nessas duas cidades é maior o número de pessoas que leva mais de duas horas em seus deslocamentos até o trabalho, escolas ou universidades.

Como as pessoas estão se deslocando?

Os dados também mostraram de que forma as pessoas estão indo e voltando para seus trabalhos e suas casas. E pode ser surpreendente – ou não – mas o meio de transporte mais utilizado é o automóvel (carro), que é o preferido para 32,3% dos trabalhadores, o que significa 22,6 milhões de pessoas.

Em segundo lugar vem sim o ônibus, adotado por 21,4% da população trabalhadora ou 14,9 milhões de pessoas. Mais surpreendente ainda é que 17,8% (12,4 milhões) vão a pé para seus trabalhos, o que é algo interessante, concorda? Em cidades pequenas ou com indústrias próximas das áreas urbanas isso é sim muito comum.

Por fim, 16,4% (11,4 milhões) vão de motocicleta para seus trabalhos e estudos. Veja agora os percentuais de outros tipos de meios de transporte com menor índice de utilização: trem ou metrô (1,6%); van e peruas (1,4%); BRT ou ônibus com faixas de trânsito rápido (0,3%); e caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%).

Entre os brasileiros que se deslocam de carro próprio, 59,0% são brancos. O recorte de raça mostra, ainda, que 60% das pessoas pretas levam até meia hora para chegar ao trabalho, enquanto entre a população branca esse número é de 67%.

No site do IBGE e em alguns portais de notícia é possível fazer o cálculo do tempo de deslocamento de acordo com a sua cidade. Por isso, se você tem essa curiosidade, não deixe de fazer essa busca para saber melhor qual percentual da população da sua região leva meia hora ou mais para chegar ao trabalho.