14/01/2026
16h49
mercado de capitais

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre o mercado de capitais. Mas, dentro do contexto das finanças, em que muitos termos novos surgem, fica difícil entender cada conceito. Fácil mesmo é embaralhar tudo, concorda? Mas não precisa ser assim, já que é possível entender, de forma simples, o que esses conceitos significam.

O conhecimento nos ajuda a entender melhor os noticiários e, claro, nos guiam a fazer escolhas melhores quando queremos fazer nossos próprios investimentos. No artigo de hoje, veremos o que é o mercado de capitais e vamos entender por que esse termo não é a mesma coisa que o mercado de ações, embora estejam relacionados. Vamos lá?

O que é o mercado de capitais?

O mercado de capitais faz parte do sistema financeiro e tem como objetivo conectar empresas, governos e investidores. A ideia é bastante simples: as empresas e os governos precisam de dinheiro para desenvolver produtos e projetos. A partir dessa necessidade, essas instituições privadas e públicas emitem títulos para captar esses recursos que serão destinados a diferentes objetivos.

Dessa forma, o mercado de capitais é justamente o ambiente financeiro no qual essas negociações são feitas. É nesse sistema que cidadãos compram ativos, geralmente títulos de dívidas, mais conhecidos como debêntures, e ações, que renderão retornos financeiros, enquanto as empresas e os governos conseguem realizar seus projetos.

O lucro dos investidores, nesse caso, vem justamente do pagamento de juros sobre o valor que é investido. Sabe quando você pede um empréstimo ao banco e paga juros sobre o valor solicitado? Aqui, é o contrário: as empresas e os governos remuneram os investidores porque eles estão “emprestando” o dinheiro por meio da negociação de títulos. Além disso, os lucros podem vir da própria valorização desses ativos financeiros (dos títulos).

Existem riscos na compra desses títulos?

Algo muito importante e que você deve entender é que o mercado de capitais está relacionado aos ativos de renda variável, que são aplicações financeiras com risco mais alto que aqueles de renda fixa, por exemplo. Vamos lembrar que quando falamos de ativos financeiros de renda variável, os aspectos econômicos do país e até mesmo externos podem causar grandes variações nos títulos das empresas e governos.

Mas, um ponto a ser considerado, é que existem instituições financeiras especializadas nesse mercado. Embora seja possível fazer a compra de títulos de maneira individual, você também pode contratar esse tipo de serviço. Como sempre falamos, o importante mesmo é conhecer o seu perfil de investidor e manter uma carteira de investimentos diversificada, com aplicações mais seguras e outras que podem resultar sim em grandes lucros, mas que estão expostas a riscos e perdas.

E antes de finalizarmos, queremos pontuar que o mercado de capitais e o mercado de ações são diferentes, mas o mercado de ações faz parte do mercado de capitais, com a diferença de que ele é específico para a negociação de ações – aquelas fatias das empresas em que os investidores se tornam sócios ao comprá-las e recebem parte dos lucros (dividendos) ou podem sofrer com suas perdas.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.