
Imaginar uma vida livre de dívidas e com mais dinheiro no bolso é uma das coisas que muitos de nós, brasileiros e trabalhadores, fazemos todos os dias. É assim com você também? Mas por qual motivo deixamos as metas simples e reais de lado? Por que deixamos de valorizar aquilo que está ao nosso alcance? Às vezes, precisamos de um olhar mais carinhoso com a nossa situação e entender que também pode existir felicidade naquilo que é simples e real.
Os pequenos passos também são importantes!
Os pequenos passos em nossa vida financeira são tão importantes quanto os grandes passos. Vira e mexe a gente vê àquelas frases bonitas e inspiradoras sobre dar valor à simplicidade, e isso é muito importante, mesmo! É claro que não estamos falando aqui sobre deixar de sonhar em realizar grandes passos que envolvem o dinheiro, como comprar a casa própria ou ter um carro para passear. Pelo contrário, queremos apenas que você veja a beleza desse caminho, mesmo nos dias mais duros.
E é por isso que metas simples significam pequenos passos na vida. Quando você começa a organizar as suas finanças pessoais e tem pequenas realizações, você começa a entender o tanto que é bom colher os frutos do esforço. E hoje você vai refletir justamente sobre a importância de valorizar as pequenas vitórias e acreditar que as grandes virão.
Metas simples: porque são importantes?
Por que as metas simples podem ser o início de grandes realizações? Você já parou para pensar nisso? Muitos especialistas do mundo financeiro vão falar o seguinte: se você estiver em uma situação financeira difícil e só pensar em grandes metas, vai se frustrar e ficar triste por não poder realizar ainda, mas se você começa a realizar pequenas metas, você vai se sentir mais motivado e pronto para aumentar seus desafios que envolvem realizações financeiras.
Vamos ver um exemplo? Se você colocar como meta emagrecer 10 quilos, vai sentir uma grande pressão e isso vai te deixar triste, angustiado, cabisbaixo, com medo de se alimentar e por aí vai. Mas se você coloca a meta de emagrecer 1 quilo, vai conseguir pensar melhor em pequenas coisas que deve fazer para chegar nessa conquista, como cortar o refrigerante e fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos durante 3 dias na semana.
A nossa vida financeira também é assim. Se você colocar a meta de economizar R$ 100,00 no mês que vem e conseguir, vai se sentir motivado a fazer uma pequena poupança durante todo o ano, e assim por diante. E quando você perceber que economizou R$ 1.200,00 em um ano, vai se sentir ainda mais feliz, porque as metas simples têm esse poder em nossa mente.
Comemore suas conquistas!
Metas simples também devem ser comemoradas. Isso criará uma sensação positiva capaz de te animar cada vez mais. Então, mesmo que pareça uma realização pequena, comemore, mesmo que sozinho ou sozinha e tenha em mente que grandes realizações são possíveis e que você sempre conseguirá alcançar novos objetivos.
Para isso, fortaleça seus conhecimentos sobre finanças e sobre planejamento, pois mesmo com salários pequenos, é possível se organizar para realizar metas simples, reais e também aquelas que você sonhará por muitos anos, mas que valerá cada dia sonhado, cada renúncia (quando você abre mão de algo) e cada centavo investido.