02/02/2026
12h12
microeconomia

Oferta e demanda. Esses termos são muito comuns quando vemos oscilações entre preços de diferentes itens. Mas o que talvez não seja muito dito é que essa dupla faz parte de um conceito chamado microeconomia, sobre o qual falaremos hoje, principalmente com foco no entendimento sobre as diferenças entre micro e macroeconomia.

O que é a microeconomia?

A microeconomia é um campo de estudo das ciências econômicas que observa as decisões de consumidores, empresas e diferentes setores. E aqui já vamos aproveitar para trazer brevemente o conceito de macroeconomia para que você possa entender a principal diferença e como esses fenômenos se relacionam entre si.

De igual modo, a macroeconomia também é uma área estudada pela economia, mas o seu foco é entender dados mais amplos, como os principais indicadores de um país, como o seu Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo aquilo que é produzido (bens e serviços) e o próprio mercado internacional, os níveis de desemprego de uma nação e até mesmo a inflação.

Mas essas duas ramificações se complementam e se relacionam muito, porque trazem dados importantes sobre o mercado e a economia. Cada visão apresentada por essas áreas contribui para o entendimento daquilo que vemos nos supermercados, em nossas decisões de compra, em relação ao crédito, sendo igualmente importantes para a compreensão daquilo que impacta a economia de forma individual e mais ampla.

Entendendo na prática

Enquanto consumidores, todos nós fazemos escolhas diárias, não é mesmo? E cada pessoa leva em consideração diferentes fatores: o que é preciso comprar de acordo com o salário, os preços encontrados em diferentes estabelecimentos e até mesmo as preferências e os gostos pessoais. Esse modo de consumo das famílias é algo observado pela microeconomia.

Da mesma forma, a microeconomia quer entender como as empresas estabelecem preços e tomam decisões relacionadas ao produto, seja bem, seja serviço, que são vendidos ao consumidor. E é aqui nesse ponto que voltamos àqueles termos falado lá na introdução: esse campo de estudo quer entender de que forma a demanda e os custos de produção afetam a estratégia das empresas.

Como nós sabemos, as empresas buscam aumentar seus lucros, e os consumidores também desejam fazer o máximo possível com os seus rendimentos. Nesse contexto, a oferta e a demanda estão sempre fazendo pressão sobre os preços e o próprio ritmo das empresas, que respondem ao nível de consumo aumentando ou reduzindo suas produções.

E fechando o nosso artigo de hoje, vamos refletir que a microeconomia oferece uma visão clara do mercado que afeta mais diretamente o consumidor no dia a dia, em atividades comuns. E é por meio desses dados que podemos verificar se o mercado está equilibrado ou se há questões ali que estão trazendo diferentes impactos para a economia.

Esperamos que tenha gostado de desvendar mais esse conceito da economia! Até o próximo artigo, no Clube U.!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.