24/10/2025
15h38
mitos financeiros

O mundo financeiro é cheio de máximas que você provavelmente já ouviu falar e que pode até mesmo estar praticando sem perceber. Hoje vamos falar de 2 mitos financeiros que deixam você com aquela ideia de que é impossível economizar dinheiro ou que é preciso ganhar mais para conseguir fazer uma reserva.

Eu nunca vou conseguir controlar o que gasto…

Entre os mitos financeiros mais comuns estão aqueles relacionados à síndrome de que você nasceu gastador e vai ser uma pessoa sem controle financeiro. Aliás, será que essa frase ajuda alguém? Porque não faz sentido nenhum achar que algo que não faz bem, como o descontrole financeiro, pode ser visto como algo duradouro.

O que precisamos entender é que a falta de controle financeiro não vem de qualquer falta de capacidade de se organizar, mas da falta de um planejamento que nos guie. Um simples orçamento e a mudança de alguns pequenos hábitos pode transformar a nossa relação com o dinheiro, e é por isso que essa frase está entre os mitos financeiros mais “feios”.

Como controlar o meu dinheiro?

O primeiro passo é entender para controlar o dinheiro de uma vez por todas é saber exatamente com o que estamos gastando. Quando sabemos exatamente quais são nossos ganhos, como o salário, e ass despesas, começamos a enxergar aquilo que não é necessário e que poderia ser cortado.

Esse olhar atento nos dá oportunidades de pouparmos um pouco. E atenção: cada economia conta em nossa vida, pois ao final de um período, vemos pequenos valores se transformarem em algo grandioso. E se você acha esse papo de orçamento muito complicado, a regra é descomplicar na sua cabeça.

Nada precisa ser tão complexo. Anote suas despesas fixas em um papel ou planilha e não se esqueça de prever custos que podem variar entre um mês e outro. Com esse pequeno exercício, você consegue estabelecer qual parte do salário vai para cada coisa, se vai faltar ou sobrar valores.

E esse hábito vai te deixar cada dia mais organizado e com vontade de separar uma parte dos valores para fazer uma reserva financeira e até investir. O conhecimento, meus amigos, é libertador! Acredite em nós.

Só posso economizar quando começar a ganhar mais?

Entre os mitos financeiros que vivem batendo à sua porta, é muito comum pensar que só é possível começar a guardar uma parte do dinheiro quando o salário aumentar. Mas a verdade é que quem não se organiza ou cria um hábito de disciplina para economizar com o pouco, pode sim enfrentar dificuldades quando tiver salários mais altos.

Por isso, o que sempre indicamos é que você comece hoje mesmo uma rotina de separar ao menos 10% ou 20% de sua renda para deixar em uma poupança, caixinha ou em investimentos. A partir do momento que você tiver um aumento salarial, vai ser mais fácil e satisfatório guardar esse valor, pois você vai ver ele subindo ainda mais.

E nós nunca falamos isso sem considerar que você também pode aproveitar seu dinheiro para fazer aquilo que gosta. Mas se planejar é fundamental para construir o futuro de alegrias que você tanto deseja e é por isso que não podemos deixar de incentivá-lo a guardar valores, mesmo que sejam bem pequeninos.

Esperamos que você se livre desses mitos financeiros rapidamente e desfrute da liberdade que só é alcançada quando quebramos essas máximas que em nada nos ajudam. Conquiste uma vida financeira livre de mentiras ou histórias mal contadas.

Garanta cada dia mais conhecimento para ter segurança para economizar, viver bons momentos e ainda investir valores que farão a diferença em seu futuro.