03/04/2023
14h30
Open Finance

Você já ouviu falar no Open Finance? Em tradução livre o termo quer dizer “finanças abertas” e hoje vamos te explicar o que na prática isso significa!

Também chamado de Open Banking, o Open Finance é mais uma estratégia tecnológica que visa trazer mais autonomia para os usuários, além de aumentar a ofertas de produtos e serviços.

Por ser uma novidade no mercado financeiro, muitas informações falsas andam circulando por aí, acarretando muitas dúvidas e é sobre isso que falaremos hoje neste texto!

O que é o Open Finance?

Como explicamos acima, o Open Finance é um termo em inglês que se for traduzido ao pé da letra para o português quer dizer “finanças abertas”.

Na prática, o Open Finance, que também pode ser chamado como Open Banking é a adoção de uma tecnologia padronizada que visa a comunicação fácil entre dados bancários dos usuários e todas as instituições bancárias a fim de oferecer as melhores ofertas e produtos para cada cliente.

Dessa forma, por meio do Open Finance, há um processo de compartilhamento de informações de cada cliente entre todas as instituições financeiras para que se melhore o relacionamento entre o cliente e os bancos e, por consequência, que se oferte a ele melhores serviços.

Mitos sobre o Open Finance

O Open Finance vai acabar com os bancos?

MITO! A grande verdade é que as relações entre as instituições financeiras e cidadãos irão se fortalecer. Bancos terão mais oportunidade de acessar possíveis novos correntistas, disponibilizar soluções personalizadas financeiras e, dessa maneira, aumentar sua carteira de clientes.

Mas é claro que, em um primeiro momento, é comum que haja estranheza com esse novo sistema, pois tudo que é novo causa receio. Mas a aceitação deve vir com o tempo, já que o Open Finance abre várias possibilidades para os bancos e instituições, permitindo condições mais segmentadas e assertivas.

Todo mundo terá acesso aos meus dados?

MITO! Essa é uma dúvida muito comum. Mas, quando o sistema financeiro aberto for implementado nas instituições financeiras, vão existir regras claras para os bancos seguirem para utilizar, de forma completamente segura, os dados dos seus clientes.

Além disso, é obrigatório que as instituições informem seus clientes para qual finalidade os dados serão utilizados e também deve especificar quais são esses dados.

E mais, os clientes também poderão escolher por quanto tempo os dados serão utilizados pela instituição e estarão respaldados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Passarei a receber diversas ofertas indesejadas?

MITO! Um dos principais diferenciais do Open Finance é a segmentação. Então, a partir de uma análise de dados, as instituições poderão saber exatamente o que oferecer para cada cliente.

Dessa forma, ofertas indesejadas não serão tão recorrentes. Claro que pode existir um aumento de propagandas, mas nada que fuja do que já é realidade atualmente. O diferencial será que a partir da implementação do novo serviço, o conteúdo e as ofertas serão de qualidade e relevantes para os consumidores.

Terei que pagar para utilizar o Open Finance?

MITO! Uma das regras que está prevista na regulamentação do Open Finance é que qualquer serviço de compartilhamento de dados não deve ser cobrado do cliente. Por isso, não existem taxas de pagamento implementadas por bancos para que os dados dos clientes sejam compartilhados.

O que acontecerá, na verdade, é que o sistema irá proporcionar mais competitividade entre as instituições e, dessa maneira, taxas e condições ficarão mais acessíveis aos brasileiros.

Vou me arrepender de compartilhar meus dados?

Provavelmente não. E, ainda que o medo exista, uma vez que acontece o compartilhamento de dados, são abertas infinitas possibilidades. Ofertas são mais customizadas e as instituições passam a se relacionar melhor com os clientes, oferecendo maior autonomia de escolha.

Outra observação importante é que o cliente pode interromper o compartilhamento de dados a qualquer momento. Então, mesmo que não ocorra, de fato, um arrependimento, existe a liberdade para solicitar uma suspensão.

O futuro promete e, em breve, estaremos usufruindo de todos os benefícios que o sistema financeiro aberto tem para oferecer!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.