Ter um cartão de crédito com um bom limite de compras é uma ótima saída para realizar alguns sonhos. Sejam eles fazer uma viagem, comprar móveis para casa, eletrodomésticos, além de fazer as compras do dia a dia.
No entanto, se não soubermos manter uma boa relação com nossos cartões de crédito, pagando as faturas de forma integral e em dia, a dívida acumulada aumenta de um dia para o outro, transformando-se em uma bola de neve.
Infelizmente, o uso desenfreado do cartão de crédito configura-se como uma das maiores razões do endividamento da população brasileiro e hoje vamos listar três possíveis motivos para isso ocorrer!
Você não tem um orçamento!
A princípio pode ser complicado, mas tudo o que você precisa fazer é analisar de forma criteriosa todos os gastos que você faz, dos mais expressivos, aos aparentemente inocentes.
Quando falamos sobre todos os gastos, são TODOS os gastos mesmo! Por exemplo: aquele café diário na padaria ou o delivery ao fim do dia é realmente necessário ou você pode diminui-los?
Pode parar exagero de nossa parte, mas todo tipo de gasto compõe a saúde de nossa vida financeira.
Acima de tudo, é preciso se perguntar: essas compras de conveniência estão ajudando você e sua saúde financeira ou te trazendo mais dívidas na fatura do cartão de crédito?
Além de cortar custos, também é importante que você separe uma parte de seu dinheiro todos os meses para uma conta de emergência, garantindo que você tenha capital em caso de situações inesperadas. Especialistas recomendam que você deixe separado nessa conta de três a seis meses de salário para o caso de qualquer inconveniência ocorrer. Assim, caso você tenha de desembolsar uma boa quantidade de dinheiro, isso não limpe a sua conta por completo.
Você não paga o que pode
Ao ter um cartão de crédito, obrigatoriamente você tem também a responsabilidade de pagar a fatura ao fim de todos os meses. Caso contrário, você começa a pagar por juros bem altos (considerando que os juros no Brasil são dos mais altos do mundo!).
Para aqueles que estão cansados de perder tempo indo em agências bancárias ou em casas lotéricas para pagar a fatura, os bancos digitais possuem aplicativos que você pode resolver tudo isso de casa, na palma de sua mão.
Caso você esteja tendo dificuldade para pagar até mesmo a fatura mínima do cartão, não hesite em conversar com seus credores. Dependendo da sua situação financeira, pode ser que você tenha de renegociar sua dívida. Além disso, certamente, mesmo que você possa pagar apenas a fatura mínima, saiba que qualquer valor ajuda. Independentemente de ser ou não o valor total devido.
Você não mantém uma baixa relação entre dívida e débito
A sua relação entre dívida e débito, também conhecida como taxa de utilização de crédito, avalia quanto do seu limite de crédito você está usando em comparação com o seu limite total de crédito.
A utilização de crédito é importante quando você quer sair da dívida, já que usar o máximo de seu cartão de crédito não te dá mais poder financeiro caso você não possa pagar. Isso quer dizer também que você pode estar pagando juros numa quantidade maior que seu salário dá conta, especialmente se você paga apenas a fatura mínima.
Isso também tem implicações no seu score de crédito: as empresas especializadas em crédito e os bancos gostam de ver que o cliente gasta, em média, até 30% de seu limite de crédito. E, caso você queira aumentar seu score, chegar a apenas 10% do limite é ainda melhor.
Acima de tudo, entenda que quanto maior for seu score, menores os juros cobrados de você em empréstimos e financiamentos. Além disso, você tem maior poder de barganha na hora de negociar com bancos.
Concluindo…
Suas chances de ficar devendo a fatura do cartão de crédito depende de uma série de fatores, mas sempre há maneiras de você prevenir isso.
Embora a sua atual situação financeira tenha um grande peso nisso, você tem total controle para monitorar o que você passa em seu cartão e como pretende pagar isso de volta.
Certifique-se de que está pagando suas contas em dia, seja o valor completo da fatura ou apenas o mínimo necessário.
Afinal, ficar devendo sempre vai levar seu score de crédito para baixo, impedindo que você consiga os melhores cartões do mercado.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!