Você já pensou como as mudanças climáticas podem afetar o seu bolso? Nós já sentimos os efeitos do aquecimento do planeta em nossas peles, com ondas de calor severas, tempestades fortes, secas jamais vistas antes e muito mais.
Mas a verdade é que isso também afeta o nosso bolso, mesmo que no dia a dia ainda seja difícil de enxergar. Hoje, vamos refletir um pouco mais sobre os reflexos do clima na vida financeira das pessoas – de todos nós. Bora lá?
Dinheiro e mudanças climáticas: existe relação?
Existe um tempo certo para plantar e colher. Assim como existem condições ideais para cada tipo de alimento que é plantado no campo e até mesmo para a manutenção de ecossistemas que abrigam as árvores responsáveis por filtrar o ar e promover o ciclo de chuvas.
Mas as mudanças climáticas não afetam somente o meio ambiente, elas trazem grandes preocupações para a economia, já que uma das consequências de tudo o que estamos vivendo é justamente a escassez de água. Sem água ou sem um regime de chuvas mais correto, a agricultura sofre.
O custo de produzir sem poder contar com a chuva é mais alto, e nós, enquanto consumidores de alimentos, pagamos um preço mais elevado. E isso não é para o futuro: muitos preços de alimentos já flutuam nos dias de hoje devido ao aquecimento do planeta, à falta de chuva e à necessidade de mais investimentos dos produtores.
Nossa saúde em xeque
Alimentos mais caros podem representar muitas famílias com fome. Isso por si só já faria com que mais pessoas ficassem desnutridas e tivessem problemas de saúde. Mas é claro que o combo vem completo: as mudanças climáticas também abrem mais espaço para que vírus e insetos – como os pernilongos – se espalhem ou ganhem mais força.
Nos últimos anos, temos visto alguns dos maiores surtos de dengue, o que pode ser fruto de mais intensidade de chuva e calor em algumas regiões do Brasil. Com essas doenças, todos nós precisamos gastar com a saúde – individualmente e por meio do pagamento de impostos que se transformam em investimentos feitos pelos governos.
Medicamentos, profissionais de saúde, exames, vacinas e muitos outros itens entram na conta das mudanças climáticas. E vamos ser honestos? Quem é que não precisa ficar atento para respirar bem em meio a ondas de calor ou às queimadas? Com certeza você já vive os efeitos do aquecimento do planeta e já gasta mais do que antes com a sua saúde.
Mais impactos preocupantes
Quando o assunto é a mudança do clima, nós sabemos que muitas pessoas precisam escolher outros locais para viver. Buscar novas cidades significa investir em uma nova moradia, o que é ainda pior quando uma pessoa acaba de perder tudo devido a enchentes ou a falta de condições de viver em um local sem água.
O fator moradia se encontra, ainda, com o emprego. Muitos comércios atingidos pelas mudanças climáticas fecham suas portas e, como consequência, portas de empregos se fecham. A cadeia de acontecimentos é gigante, por isso, precisamos entender que tudo em nosso mundo está interligado.
E para apoiar medidas capazes de frear – se é que ainda dá tempo – o aquecimento global, precisamos estar dispostos a conhecer mais sobre o tema e a fazer a nossa parte, seja por meio da economia de água e de luz ou da revisão de hábitos de consumo imediato.
Não vamos mais fugir dessa situação. Mas precisamos estar atentos ao que ocorre e àquilo que podemos fazer enquanto cidadãos para preservar aquilo que ainda é possível. Continue se informando e mantendo bons hábitos de consumo, com menos desperdício.