
Você já ouviu falar sobre os benefícios da música clássica em nosso dia a dia? Ah, e antes de tudo, queremos te incentivar a nunca pensar que esse gênero musical é coisa de gente que tem muito dinheiro ou que conhece muito sobre arte, pois ela realmente pode trazer excelentes resultados para nós, como a redução do estresse – e isso todo mundo quer, independente da profissão, concorda?
Por que ficamos menos produtivos?
Bom, vamos começar lembrando que alguns dias em nossas vidas são um pouco mais complicados que outros. Falta concentração, ânimo, vontade de trabalhar, e com isso a produtividade cai, o que pode comprometer o nosso emprego. Nós precisamos entender que a vida particular, pessoal e privada afeta sim as relações trabalhistas.
A capacidade de sentir as situações da vida com alegria, agito, tristeza, raiva, medo, frustração e tantos outros sentimentos só mostra que somos humanos. Não somos máquinas que não se afetam por um término de relacionamento, um assunto familiar complexo, dificuldades financeiras e outras questões que afetam diretamente nossa saúde física, mental e emocional.
Mas você sabe: por mais que o seu empregador seja amigo e compreensivo, ele precisa que você seja produtivo. Às vezes, quando as pessoas deixam de fazer as entregas que precisam em seus trabalhos, o risco de demissão é grande.
Por isso, hoje vamos falar de benefícios da música clássica para a nossa concentração e produtividade que são comprovados pela ciência. Não custa nada testar, concorda?
Benefícios de ouvir música clássica
As pessoas costumam ser muito ligadas à música como uma forma de expressar sentimentos, se conectar com diferentes culturas, garantir a animação durante viagens de carro e em diversas outras atividades do dia a dia. Mas a música clássica vai trazer algo que nenhum outro gênero musical tem, que é aumentar a nossa concentração.
Isso é o que mostrou um estudo publicado na revista Applied Cognitive Psychology, que é uma grande referência na área de psicologia. Conforme demonstrou a pesquisa, a música clássica pode trazer mais foco para atividades de leitura e escrita, por exemplo. Isso mostra que esse gênero pode ser um verdadeiro aliado de estudantes e trabalhadores.
Os neurocientistas afirmam que isso acontece porque a música clássica ativa algumas áreas de nosso cérebro ligadas à capacidade de memorização e ao processo de aprendizagem, fatores que estimulam a produtividade.
Ainda segundo os neurocientistas, o nosso cérebro reage positivamente ao som da música clássica porque ela traz frequências, melodias e repetições que podem reduzir distrações – principalmente porque as músicas não têm letras – de nosso ambiente de trabalho ou dos nossos próprios pensamentos, de modo que, aos poucos, conseguimos sustentar o foco em nossas atividades.
O que posso ouvir para me ajudar?
Existem diversas sinfonias e sonatas famosas em todo o mundo. Bach, Beethoven, Mozart e o brasileiro Heitor Villa-Lobos são alguns dos grandes compositores de música clássica que você deve experimentar. É comum que as pessoas criem suas preferências após começar a ouvir mais desse gênero e até mesmo se adaptar a uma sinfonia que vai acompanhar as tarefas do dia a dia.
A lista de benefícios da música clássica se estende à redução do estresse, ao aumento da criatividade, memorização e da capacidade de pensar. Por isso, você pode testar aquela trilha que é mais prazerosa de acordo com os seus gostos e estilos. O principal aqui é não desistir de descobrir o universo da música clássica.
Em tarefas que exigem foco, como nos estudos ou leitura de grandes relatórios, teste Mozart. Para organizar os pensamentos, confie em Bach, que traz músicas marcadas pelas repetições e organização, o que pode te ajudar a ordenar melhor as suas tarefas e ter mais eficiência em meio à alta quantidade de demandas.
Nas obras Beethoven, aproveite toda a sensibilidade e intensidade do artista para garantir a atenção durante períodos prolongados de tempo. E uma dica especial é: ouça música clássica de forma habitual, ou seja, com frequência, pois assim você garantirá que o seu cérebro aproveite muito mais dos benefícios desse gênero tão bonito e expressivo.