O Natal faz você suspirar? Bom, a autora deste texto é uma apaixonada por esta época do ano tão mágica, cheia de cores, brilho e muito afeto. Mas, infelizmente, nem sempre sobra grana suficiente para investir em uma decoração, não é mesmo? Por isso que um Natal econômico precisa fazer parte do seu pensamento (ele já faz parte do meu para 2025, viu?).
Hoje, vamos falar justamente sobre esse tema: como é que deixa a casa no clima natalino sem gastar muito? As dicas são muitas, por isso temos certeza de que você vai conseguir replicar a ideia em seu lar, tornando tudo especial – ao mesmo tempo em que conserva o dinheiro no bolso. Bora lá?
Como decorar gastando pouco?
🎄 VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR TUDO DE NOVO! Bom, falamos em caixa alta porque precisamos combinar uma coisa séria quando pensamos em Natal econômico: os filmes americanos sempre mostram as pessoas tirando tudo das caixas. Por qual motivo nós, brasileiros, não podemos repetir os enfeites do ano anterior?
Reaproveitar a decoração do ano anterior não é vergonha nenhuma. Aliás, quer uma dica bem especial? Se você armazenar itens de decoração a cada ano, a cada Natal terá mais variedade para deixar cada cantinho da casa especial ou a árvore mais completa.
Agora, você já sabe, né? Montou tudo com carinho, desmonta com o mesmo cuidado, e embala tudo para o próximo ano. É só proteger os itens da poeira e evitar ao máximo deixar os piscas-piscas embolados. Do contrário, você vai falar no próximo ano para ninguém te incomodar em determinado dia porque tem um compromisso de desenrolar luzinhas de Natal.
Natal econômico: tem mais dicas direto do Pólo Norte?
Amigos natalinos, digam lá quando é que o Clube U falhou nas dicas? Para um Natal econômico, não abandonaríamos vocês também. Saibam que tem uma outra coisa que é possível fazer: colocar a mão na massa e desenvolver você mesmo os enfeites de Natal. É possível montar árvores lindas com caixas de papelão grandes, por exemplo. E vídeo na internet ensinando não falta, viu?
Sabe aqueles potinhos de vidro que você joga no lixo? Que tal colocar luzes dentro para fazer luminárias e iluminar a mesa de jantar? Em algumas regiões do Brasil, aquelas árvores gigantes (os pinheiros) espalham no chão uma preciosidade (como a da foto de nosso texto): as pinhas.
Muitas pessoas coletam esses frutos para pintar, passar brilho e pendurar em diferentes decorações. VOCÊS LERAM ISSO? É de graça, está no chão (só cuidado ao buscar em rodovias e ruas de alto fluxo de veículos), e você pode decorar lindamente a sua casa com pinhas.
Criatividade (e magia) no ar!
🎅🏻 Natal econômico com decoração xoxa? Nunca mais! Aproveite esse clima para ver vídeos que ensinam decorações baratas, com papéis que você pode ter em sua própria casa. Já falamos aqui sobre os potinhos de vidro e, além do LED, você pode colocar velas neles no dia da Ceia de Natal para deixar a mesa ainda mais especial.
Um Natal econômico pode surpreender você e a sua família, porque essa época do ano também deveria refletir a nossa simplicidade. Aproveite, ainda, a presença das crianças, cônjuges (o maridão ou a esposa) e familiares para colocarem a criatividade para girar e fazer o Natal econômico mais lindo, do jeitinho que a sua família merece.
Recicláveis, cartolina, tinta, brilho e muito amor no coração devem estar presentes nesse exercício de “fazer você mesmo”. E para se inspirar ainda mais, ligue a televisão, coloque aquele filme de Natal inspirador – e bem clichê – ou ative uma playlist com som de “Jingle Bells” – canções com sinos/natalinas – e veja a magia acontecer!