
Você sabe o que significa estar com o nome sujo – que é a mesma coisa de nome negativo? É o famoso “estou no Serasa ou SPC”, que faz muita gente ficar triste e sem acesso a oportunidades de empréstimos ou a limites de cartões de crédito mais altos. Por isso, hoje vamos descobrir juntos o que isso significa e como afeta a sua vida. Vamos lá?
Nome sujo: o que significa?
Para ficar com o nome sujo ou negativado, basta uma coisa: não pagar uma conta. E com a dura realidade do trabalhador brasileiro, nós sabemos que não tem nada mais difícil que dar conta de todos os boletos e ainda manter o mínimo de conforto em nosso dia a dia.
Uma coisa que talvez você não saiba é que nem sempre um atraso de conta vai deixar o nome sujo imediatamente. As empresas sempre tentam fazer novas cobranças e avisam antes de colocar seu nome (CPF) em serviços de proteção ao crédito.
Esses serviços são nada mais nada menos que empresas que coletam e registram o histórico de consumo das pessoas. Ou seja, elas monitoram se aquele consumidor é um bom pagador e qual o risco de ele não conseguir pagar suas dívidas – a chamada inadimplência.
Por isso, se você ouvir falar na expressão birôs de crédito, saiba que isso é a mesma coisa que órgãos de proteção ao crédito. Aqui, no Brasil, os mais conhecidos são as empresas Serasa e SPC.
Para que serve a negativação?
A negativação serve como um registro de inadimplência. E, no mundo das finanças, ela mostra que um cidadão e até mesmo empresas estão com dívidas. Quando temos uma negativação em nosso CPF, é como se fosse uma alerta aos bancos, do tipo: esse consumidor não está com as melhores condições de pagar novas dívidas.
E agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos ver como o nome sujo/negativado afeta a sua vida financeira?
Contas atrasadas e consequências
Antes de tudo, queremos dizer para você algo muito importante: fique atento a algumas contas que podem gerar o corte de serviços essenciais. Alguns atrasos em contas de água e luz podem fazer com que você fique sem esses serviços em sua casa. Afinal, ninguém quer chegar em casa do trabalho e perceber que já não tem água e luz, né?
Outro ponto de atenção é se você está planejando fazer um financiamento de casa ou carro. Nesses casos, evite ao máximo ter seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, pois isso pode dificultar seu acesso ao crédito e atrasar os seus sonhos.
Em caso de nome sujo, a nossa pontuação de crédito fica mais baixa. Essa pontuação, que varia de 1 a 1000, e é conhecida como score (nome em inglês para pontos), e ela mostra se somos bons pagadores. Quanto mais perto esse número estiver de 700, melhor é, pois indica que são baixas as chances de ficarmos devendo a um banco ou outra instituição financeira e de prestação de serviços.
Abaixo de 500, essa pontuação já demonstra mais riscos de que o consumidor não vai conseguir manter os seus pagamentos em dia. E o nome negativado pode fazer essa nota cair muito, o que pode dificultar o seu acesso ao crédito.
Além dessa dificuldade de conseguir crédito, você também sofrerá com aquelas ligações indesejadas de cobranças. E, no pior dos casos, você pode ser acionado pela justiça, em ações movidas pelos credores (o local que você deve), com cobranças dos valores devidos.
Como consultar nome negativado?
Se você não sabe se está com o nome sujo, saiba que é fácil fazer essa consulta! No site da Serasa é possível verificar de forma gratuita se o seu nome está com alguma negativação e ver também a sua pontuação de crédito, o famoso score.