04/12/2025
13h38
novo ano (1)

O início de um novo ano sempre traz aquela energia de renovação, aquela vontade de fazer diferente e colocar os sonhos em ordem. Essa sensação acontece com você também? Para muitos de nós, esse desejo começa com uma palavra essencial: a liberdade – especialmente a financeira.  

Deixar as dívidas para trás não é apenas sobre pagar contas, mas sobre recuperar o controle das suas escolhas e do seu futuro. Um novo ano, portanto, é visto como a hora a de abraçar essa mentalidade de recomeço para transformar o alívio temporário em estabilidade duradoura.

Novo ano: a importância do recomeço

O primeiro passo para a liberdade é a coragem de olhar para a situação de frente. Não adianta ignorar as cobranças ou esconder os extratos. Eles existem e precisam ser revistos para qualquer para você conseguir estabelecer novos passos e estratégias que de fato o ajudarão a sair das dívidas. 

O recomeço – que pode ter início agora, a qualquer momento ou no início de um novo ano – significa aceitar a realidade da sua dívida e se comprometer, de verdade, a buscar a solução. Esse é o momento de tomar as rédeas da sua vida financeira, e é por isso que trouxemos aqui as 5 (cinco) principais dicas para você dar esse pontapé inicial. 

5 dicas para ficar livre das dívidas!

1️⃣ Faça um diagnóstico financeiro: a primeira e mais importante dica neste novo ano é listar absolutamente todas as suas dívidas em uma planilha. Anote o valor original, o nome da instituição que você deve e, principalmente, a taxa de juros atualizada que está sendo cobrada. 

Você precisa saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo e qual o verdadeiro tamanho do seu desafio. Nesse momento, lembre-se de anotar também o valor que você recebe mensalmente, em salários ou outros pagamentos, como o recebimento de aluguéis, pois isso vai te ajudar no planejamento. 

2️⃣ Pague as dívidas mais caras: com a lista em mãos, você precisa atacar as dívidas que crescem mais rápido, ou seja, aquelas com as taxas de juros mais altas. Geralmente, são o cheque especial e o cartão de crédito rotativo. Pagar primeiro as “bolas de neve” reduz o custo total da sua dívida a longo prazo, embora existam outras formas de pagar dívidas.

3️⃣ Corte os custos desnecessários: para deixar mais dinheiro livre para o pagamento, é fundamental revisar o seu orçamento e eliminar os gastos que não são essenciais. Crie um novo plano financeiro e corte as  despesas supérfluas no novo ano, como assinaturas de entretenimento que você nem assiste. 

4️⃣ Faça negociações: os credores (bancos) têm interesse em receber, e o início do ano é um ótimo momento para buscar o diálogo e melhores condições. Entre em contato com os bancos e negocie a dívida, solicitando descontos nos juros ou um novo parcelamento com taxas reduzidas. A honestidade pode abrir muitas portas.

5️⃣ Considere a consolidação de dívidas ou a portabilidade: a contratação de um empréstimo de consolidação com juros mais baixos para quitar as dívidas caras pode ser uma saída, a depender da sua situação. Trocar o juro rotativo do cartão por um empréstimo pessoal com parcela fixa é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o custo total e simplificar sua vida.

Mantenha a liberdade!

Após quitar as dívidas, não caia no mesmo erro! O próximo passo é começar a construir sua reserva de emergência, pois esse valor será o seu escudo contra imprevistos. A reserva deve ser capaz de suprir, pelo menos, 3 ou 6 meses de seus gastos fixos, como parcelas de financiamentos de imóvel ou veículo, contas essenciais (água e energia) e alimentação. 

Se você já se livrou das dívidas, o desafio agora é manter essa disciplina. Continue com o seu orçamento ajustado e use o crédito de forma consciente, lembrando que o cartão é uma ferramenta de pagamento, e não uma extensão da sua renda.

Um novo ano é uma oportunidade, e a liberdade financeira é o presente mais valioso que você pode dar a si mesma. Comece hoje, com organização e coragem, e colha os frutos da sua disciplina ao longo dos anos.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.