Se você tem uma conta corrente, com certeza já ouviu falar em cheque especial. Contudo, você sabe o que de fato significa utilizá-lo e quais são suas vantagens ou desvantagens? Aprenda hoje com a gente!
Sobre o cheque especial
O cheque especial é uma das linhas de empréstimo mais conhecidas dos brasileiros e, inclusive, é uma das principais causas de endividamento da população atualmente.
Uma das razões de o cheque especial ser uma das principais causas de endividamento da população é o fato de ser facilmente contratado pelas pessoas, tendo acesso ao dinheiro instantaneamente.
Isso porque, quase todas as contas correntes, principalmente às de bancos tradicionais, possuem limite de cheque especial automático. Isto quer dizer que as pessoas não precisam sequer solicitar o cheque especial, basta utilizar o saldo lá disponível, seja por meio do cartão de débito ou por meio do saque.
Como o cheque especial funciona?
O cheque especial, como dissemos anteriormente, é um limite de empréstimo pré-aprovado existente em sua conta corrente.
Ele funciona assim: caso você não tenha dinheiro na conta e fizer algum gasto em seu cartão de débito ou ainda, sacar alguma quantia em dinheiro, você utilizará seu limite do cheque especial e isso acarretará juros, como em qualquer outro tipo de empréstimo.
Como saber qual o meu limite do cheque especial?
Não há um limite engessado de cheque especial. Ele varia de pessoa para pessoa e não são todas as contas correntes que o possuem. Por exemplo, contas de bancos digitais não têm limite de cheque especial atrelado a elas. Você só consegue utilizar seu saldo e quando a conta é zerada não é possível fazer compras no débito e nem realizar saques.
Já quem possui contas em bancos tradicionais e têm um bom relacionamento com o banco, certamente possuirá limite de cheque especial e se você não quiser utilizá-lo tem duas opções: entrar em contato com a instituição bancária e solicitar o cancelamento do limite do cheque especial ou tomar cuidado para só utilizar o seu saldo bancário, de modo a não precisar usar o limite disponível.
Para saber qual é o limite do cheque especial liberado para você basta acessar suas informações bancárias e procurar pela aba “cheque especial”.
Cheque especial é a maior causa do endividamento dos brasileiros
A aparentemente facilidade em utilizar o limite do cheque especial acaba levando às pessoas a perderem o controle financeiro e, com isso, a se endividarem.
Isso porque, assim como em toda linha de empréstimo, ao utilizar o cheque especial você pagará juros e acredite: eles são bem altos!
Dessa forma, ao cair no cheque especial os juros começam a incidir de forma automática e diariamente. Assim, ao depositar novamente alguma quantia em dinheiro em sua conta, o banco debitará automaticamente o valor que utilizou de seu limite do cheque especial mais os juros pelos dias utilizados.
Dessa forma, analise com cuidado se de fato vale a pena utilizar seu saldo do cheque especial, combinado?
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!