05/06/2023
12h31
Programa de Prestação Continuada (BPC)

De forma geral, há alguns programas sociais organizados e difundidos pelo Governo Federal a fim de dar apoio às parcelas mais pobres da população brasileira e conhecer quais são esses programas é muito importante para entender em quais dele você pode usufruir ou não.

No conteúdo de hoje falaremos sobre o Programa de Prestação Continuada (BCP), que é uma importante iniciativa do Governo Federal para garantir à proteção social e o amparo financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Não sabe o que é BCP e como ele funciona? Então prossiga a leitura deste texto até o fim e entenda tudo sobre o assunto!

O que é o Programa de Prestação Continuada (BPC)?

O Programa de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública de assistência social criada com o objetivo de assegurar a renda mínima para pessoas com deficiência e idosos que não possuem meios de prover o próprio sustento ou de tê-lo provido por suas famílias.

O programa é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e é financiado pelo Governo Federal. O principal benefício oferecido pelo BPC é um salário mínimo mensal para os beneficiários, com o objetivo de auxiliar a suprir as necessidades básicas de uma pessoa como alimentação, saúde de moradia.

Além disso, os beneficiários do BPC também têm acesso gratuito à alguns serviços, como o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social e a isenção do pagamento de tarifas de transporte público.

Quais são os requisitos para participar do Programa de Prestação Continuada (BPC)?

Para se enquadrar no recebimento do Programa de Prestação Continuada (BCP) é necessário se enquadrar em alguns requisitos. Abaixo, falaremos um pouquinho sobre isso. Acompanhe:

  • Ser idoso: Para se enquadrar no BPC como idoso é necessário ter ao menos 65 anos e possuir renda per capita familiar inferior a 1/4 do salário mínimo vigente, ou seja, R$330,00 por pessoa. A renda per capita familiar é calculada dividindo-se a renda total da família pelo número de membros que a compõem.
  • Pessoas com deficiência: Para se qualificar como pessoa com deficiência no BPC é preciso ter limitações físicas, intelectuais, sensoriais ou mentais que impeçam a participação plena na sociedade, com renda per capita familiar inferior a 1/4 do salário mínimo vigente.

Como solicitar o recebimento do Programa de Prestação Continuada (BCP)?

Para solicitar o BPC é preciso comparecer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais próximo de você, munido dos documentos exigidos, tais como RG, CPF, comprovante de residência e laudos médicos que atestem à condição de deficiência ou idade avançada.

Após a análise dos documentos, o INSS avaliará o cumprimento dos requisitos e, caso aprovado, o benefício será concedido. É muito importante destacarmos que o Programa de Prestação Continuada (BPC) é uma importante ferramenta de inclusão social e garantia de direitos no Brasil.

Ao oferecer um benefício financeiro mensal às pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade, o BPC auxilia na melhoria da qualidade de vida e na promoção da dignidade dessas pessoas. Se você ou alguém que você conhece se enquadra nos requisitos do programa, não deixe de buscar orientações e realizar a solicitação junto ao INSS, combinado?

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!