Atualmente, o número de pessoas no Brasil que se interessam e buscam por informações relacionadas ao universo dos investimentos cresce a cada dia mais! Contudo, por se tratar de um nicho com muitas informações e denominações, nem sempre conseguimos saber de fato o que significa cada coisa.
Hoje falaremos sobre o FGC, sabe o que é? Leia o texto até o final e descubra!
O que é o FGC?
Nos Estados Unidos cerca de 54% das famílias investem em bolsas, enquanto, no Brasil, menos de 3% da população investe. Para incentivar mais pessoas a começar a investir, o governo brasileiro criou o FGC, sigla correspondente para Fundo Garantidor de Crédito, no qual ele tira o risco do investidor em alguns produtos e passa para si.
O Fundo Garantidor de Créditos ou simplesmente FGC garante o valor de até R$250.000,00 por CPF/CNPJ, ou seja, nos produtos protegidos pelo FGC, você pode investir até este valor e o Governo protege o investimento.
Quais são os investimentos protegidos pelo FGC?
- CDB (Certificado de Depósito Bancário – tanto os pré-fixados, quanto os pós-fixados)
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
- Letras de Câmbio
- Letras Hipotecárias
- RDB’s (Recibos de Depósitos Bancários)
- Letras Imobiliárias
Além disso, há também a garantia especial, que cobre até R$20.000.000,00 (isso mesmo, 20 milhões de reais) para DGPE (Depósito a Prazo com Garantia Especial).
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!