Ah, o tempo… Como é incrível olhar para trás e ver tudo aquilo que já vivemos com o passar dos dias, das semanas, dos meses e dos anos. Muitas pessoas olham para trás e riem daquilo que já um dia fez chorar. Outras, veem a vida com amadurecimento ou arrependimento. Mas uma coisa é inegável: somos eternos aprendizes.
E quando pensamos em nossas financeiras, você acha que o tempo tem algum impacto sobre elas? Bom, naturalmente tudo muda com a nossa idade. Quando crianças, sonhamos – e devemos sonhar a vida todas. Quando adultos, lutamos e muito para realizar aquilo que o nosso “eu” tão pequenino tanto desejou.
A vida adulta não é fácil. Pode ser que você olhe para trás e veja alguém que realizou pouco ou que ainda tem muito o que fazer. E hoje vamos pensar em como utilizar o tempo a nosso favor. E sim, essa é uma daquelas reflexões profundas que podem mudar a nossa relação com o dinheiro e, mais importante, com a vida.
Como o tempo pode me ajudar quando o assunto é finanças?
Nem sempre a insatisfação é algo ruim. Vamos para um exemplo prático para você entender melhor em que ponto queremos chegar? Pense agora sobre alguma meta da sua vida que exige dinheiro e que você ainda não cumpriu.
Muita gente pode responder: “queria tanto um carro ou uma casa própria e ainda não consegui”. Esses dois são grandes sonhos dos brasileiros. E se você está insatisfeito porque chegou em determinada idade e ainda não conseguiu, a insatisfação pode se transformar em algo incrível: a motivação.
O tempo, nesse sentido, é o seu amigo porque você percebe que ainda não alcançou aquilo que queria e isso gera insatisfação e frustração. E o que há de mais precioso aqui é que essa reflexão te dá o gás suficiente para mudar essa realidade.
Antes de prosseguir com esses pensamentos, não se sinta apenas mal por ainda não ter conquistado algo. Pense em toda a sua trajetória e certamente você verá que muitas coisas boas e muito aprendizado foram conquistados ao longo do tempo.
Dica prática e especial para você!
Se o tempo passou e você ainda não está feliz apenas com aquilo que já conquistou, está na hora de colocar um novo prazo para as suas realizações. Uma dica muito legal é criar um orçamento considerando os seus ganhos atuais.
É importante determinar o valor do seu sonho e dividi-lo dentro desse orçamento. Exemplo: o seu sonho é trocar de carro. E isso vai te custar R$ 40 mil. Em quanto tempo você consegue juntar esse valor? Ou pense nas formas mais inteligentes de financiamento, aquelas em que você vai pagar menos juros.
Ou seja, você precisa organizar o tempo – e isso significa que você fará escolhas de acordo com a sua urgência em cumprir aquela meta – e controlar as suas finanças. Quando estamos dedicados a um novo sonho, é muito comum fazer sacrifícios que nos levarão de forma consistente e mais rápida até essa realização.
Mais uma vez, se pensamos em como colocar o tempo a nosso favor, vamos perceber que ele nos impulsiona a sair do lugar da insatisfação porque vemos que estamos avançando na vida sem cumprir aquilo que gostaríamos.
Saiba que organização e paciência são ingredientes fundamentais em nossa vida financeira, mesmo para aqueles sonhos mais distantes e caros, como a casa própria. O importante mesmo é sempre valorizar aquilo que aprendemos e conquistamos com o tempo.
Nós desejamos que você valorize também tudo aquilo que viveu, mesmo sem conquistar alguns sonhos. Não há espaço para culpa, mas para recomeços e boas escolhas. As fases da vida sempre serão presentes, e você pode começar um caminho de realizações hoje.