O que você faz com o óleo de cozinha que utiliza em casa? E se a gente te contar que apenas um litro desse resíduo pode contaminar 25 mil litros de água? Será que você mudaria a sua postura e começaria a procurar formas corretas de descartar esse item que não pode faltar em nossa casa?
Bom, para quem faz frituras constantes, esse problema pode ser ainda maior, porque é comum que as pessoas juntem o óleo de cozinha velho em garrafas para só depois despejar em algum local – o que está errado! – ou colocar no lixo comum.
É por isso que hoje a gente vai aprender juntos as formas corretas e amigas do meio ambiente de descarte de óleo de cozinha, vamos juntos?
O que fazer com o óleo de cozinha usado?
Sabe aquela experiência que a gente vê em casa, que óleo de cozinha não mistura com água? É verdade, eles não se misturam porque suas densidades são diferentes (e acredite: a água é mais densa que o óleo) e por questões de polaridade que não precisamos falar aqui. Mas depois, de curiosidade, você pode pesquisar mais sobre o assunto.
Bom, se eles não se misturam, jogar o óleo fora pela pia da cozinha é – quase – um crime. Então, se você tem esse hábito, por favor, pare! O que você deve fazer com o óleo é colocá-lo em um recipiente, como garrafa pet limpa, e guardá-lo em casa até que possa levar em um posto de recolhimento de óleo de cozinha.
Em algumas cidades brasileiras sempre tem um carro que passa fazendo coleta. Muitas redes de supermercados também têm pontos de recolhimento para evitar que esse resíduo chegue às nossas águas e polua os lençóis freáticos também. Isso causa danos incalculáveis ao meio ambiente.
Danos à tubulação da sua casa
Se na pia não pode ser jogado, saiba que no ralo ou no vaso sanitário muito menos. E se você quer um motivo a mais para não fazer esse tipo de coisa, saiba que óleo gruda nos encanamentos e, ao longo do tempo, vai fechar a sua tubulação. E aí, depois que entupir, o prejuízo – além de ambiental – é todo seu.
Dicas para o descarte (segurança em 1º lugar!)
A sua segurança é muito importante! Por isso, antes de despejar o óleo de cozinha em uma garrafa pet, deixe-o esfriar bem. Nunca manipule óleo quente, pois isso traz riscos de sérias queimaduras. Então, assim que o líquido esfriar, com a ajuda de um funil, vire o óleo velho ou usado na garrafa.
De acordo com ambientalistas, você não precisa filtrar o óleo, desde que ele não esteja com grandes pedaços de comida. O indicado também é usar somente garrafas plásticas porque os vidros podem se quebrar no processo de transporte.
O que acontece com o óleo reciclado?
E a gente chega agora a uma pergunta que não quer calar: o que acontece com o óleo de cozinha que você entrega em postos de coleta? Ah, muito bem! Essa é uma curiosidade muito interessante, pois esse líquido vai para indústrias que o transforma em biodiesel, que é aquele óleo para veículos, ou em sabão e detergente. Legal, não é mesmo?
E falando em sabão, é possível que alguém recolha o óleo para fazer sabão caseiro. Por isso, você também pode ficar atento em sua vizinhança para entregar o seu resíduo para essas pessoas que até mesmo comercializam barras de sabão de cozinha feitos com óleo usado e velho.
Ou seja, ao descartar corretamente o óleo de cozinha, você estará ajudando o nosso meio ambiente – que precisa muito de pequenas e grandes ações como a que vimos hoje -, e apoia a geração de renda e emprego de locais que fazem a reutilização desse material. E aí, vamos começar a fazer o bem para o planeta a partir de hoje? 🙂