O sonho de muitos brasileiros que buscam a independência financeira é conseguir abrir o seu próprio negócio. E, para isso, alguns procedimentos são fundamentais para aumentar as chances de sucesso nos investimentos.
Independentemente do tamanho da empresa é impossível obter lucro, organização e sucesso sem manter o orçamento sob controle. Esse cuidado é primordial para que você saiba quanto de capital já está comprometido, quanto pode investir, entre outras coisas, sem prejuízos e dores de cabeça.
Vamos tentar entender isso um pouco melhor no conteúdo de hoje!
O que é orçamento empresarial?
É um plano, geralmente preparado pela área de finanças, para estimar gastos, ganhos e oportunidades de investimento durante um determinado período de tempo, minimamente anual – podendo ser revisado.
Esse documento é baseado em dados passados e em uma análise crítica da situação da empresa, das perspectivas de mercado e objetivos do negócio.
É a partir do orçamento empresarial que se torna possível fazer o controle devido e toda a análise da saúde financeira da empresa, buscando uma boa execução orçamentária.
Com ele você conhece os gastos do seu negócio, estimativa de vendas, sazonalidade dos produtos e o nível de endividamento.
6 passos para organizar um orçamento empresarial eficiente
1) Faça um diagnóstico financeiro do seu negócio
Tenha o “raio x” da saúde financeira da sua empresa para conhecer bem sua realidade atual. Dessa forma é possível saber as limitações, problemas e oportunidades da companhia.
Como isso pode ser feito? Através do registro de toda movimentação de dinheiro dos últimos três anos, pelo menos, incluindo todas as entradas e saídas de caixa e suas classificações, a média mensal de receita dos anos anteriores, a média mensal das despesas fixas e variáveis, a sazonalidade das vendas, a média de margem de lucro e lucro real, gastos com tributação e possíveis gastos ordinários.
O segredo é conseguir juntar o máximo de informações relevantes! Quanto mais completo, melhor será seu embasamento para começar a fazer o orçamento para o próximo período.
2) Liste os objetivos e metas da organização
Ao finalizar o diagnóstico mencionado acima, você deve concluir se a empresa está evoluindo para a direção esperada ou se é necessário realizar mudanças no orçamento.
E esse é o momento de definir os objetivos e metas para o próximo período, determinando alvos coerentes e prazos realistas e avaliando quais áreas receberão mais investimentos ou corte de gastos.
3) Faça uma previsão de vendas
Tenha uma estimativa de quanto a empresa espera vender em um período futuro com base em todos os dados e informações reunidos até esse momento, analisando o que foi realizado no passado e entendendo as necessidades específicas do seu ramo.
Esse valor é importante, pois é o que determina a base financeira para projetar outros elementos como custos, despesas e investimentos.
Considere aqui todos os canais de venda da empresa e todos os produtos ou serviços que constam no portfólio.
Em seguida, faça o cálculo médio de vendas para cada item e canal, estimando quanto a empresa deverá vender no período estipulado com base no histórico atual.
Essa previsão será o guia para as tomadas de decisões quando for necessário. Serão esses números que servirão como um termômetro para indicar se a empresa está no nível esperado ou muito acima/abaixo dele.
4) Liste suas demais receitas
Além da receita de vendas de produtos e serviços, considere também tudo a mais que possa entrar nas receitas, como investimentos externos, aplicações financeiras, locações, cobranças de direitos autorais e de imagem, entre outros.
5) Liste custos e despesas
Após listar tudo o que pode entrar no caixa da empresa, é hora de pensar naquilo que pode sair. Lembre-se de todos os gastos: custos fixos, custos variáveis, despesas fixas e despesas variáveis. É importante que essa lista seja feita com máxima exatidão, afinal, ela pode indicar problemas e pontos importantes a serem repensados.
6) Monitore seus resultados durante todo o ano
Tenha em mente que não basta somente fazer um orçamento. É preciso garantir que sua execução seja eficiente, acompanhando e controlando ele de perto com frequência.
O monitoramento do orçamento é tão importante quanto a sua correta elaboração. Podemos dizer que essa é uma das maiores responsabilidades do empreendedor e pode ditar os rumos do negócio.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!
A equipe do UTUA agradece!