29/07/2025
15h48
orçamento para pets

Nada melhor que chegar em casa do trabalho e ser recebido com um latido de puro amor ou aquele miado estendido, de um peludo que se enrola entre nossas pernas, não é mesmo? E já tem estudo científico mostrando que, de fato, os animais contribuem para nossa sensação de bem-estar e liberação de hormônios do bem. Mas se o bicho não está bem, o que pode nos salvar é um orçamento para pets, que deixa a gente longe do aperto e da dificuldade de última hora.

Quando a fofura dá lugar ao desespero

Assim como nós, seres humanos, os nossos animaizinhos de estimação também precisam de cuidados. Mas, infelizmente, não existe ainda um sistema de saúde gratuito para animais em larga escala, já que apenas algumas cidades oferecem esse tipo de serviço. E o que a gente sabe é que em meio a tantos boletos, fica difícil dar conta dos gastos com veterinários, que geralmente são bastante altos.

Abandonar o animal ou deixar a situação piorar não é uma opção! Esse ato que muitas pessoas comete é crime. Mas nós, do Clube UTUA, sempre trazemos boas notícias: com um orçamento para pets, você não precisará mais passar esse sufoco! Sempre que o seu xodó precisar de apoio, você estará lá, se desdobrando por ele, sem passar dificuldades.

Orçamento para pets

O orçamento para pets deveria fazer parte de nossa vida. Conforme estima a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil tem a terceira maior população de animais de estimação. São entre 150 e 160 milhões deles, sendo 60 milhões de cães, 40 milhões de aves, 30 milhões de gatos e 20 milhões de peixes – sem contar a triste situação de milhões de animais de rua.

E essa bicharada toda merece nosso amor. Por isso, hoje você vai aprender a fazer um orçamento para pets, seguindo algumas dicas simples e que não vão apertar o seu orçamento. Portanto, leia com atenção as dicas abaixo.

Dica 1: aposte no básico bem feito

Criar um orçamento para pets depende dos gastos que você tem com o seu animal. Mas o ponto principal aqui é que um bichinho precisa de amor, um abrigo onde possa ficar sem sofrer as variações do tempo (sol quente ou frio), água limpa e alimentação adequada. Ou seja, na maior parte do tempo, os seus gastos estarão relacionados à ração.

O básico também envolve a prevenção. Anualmente, as cidades brasileiras fazem campanhas para vacinar os animais contra a raiva, de forma gratuita. Dessa forma, você já pode aproveitar essa oportunidade para ter um gasto a menos. O importante, agora, é lembrar que tem uma vacina também anual que impede que os animais desenvolvam algumas das doenças mais comuns, o que vale para cães e gatos.

O valor depende da região, mas, na maioria dos casos, não ultrapassa R$ 100,00. E a gente sabe que às vezes esse valor falta em nosso dia a dia. Mas, se você refletir bem, esse investimento impedirá que você pague mais caro caso o seu xodó adoeça.

Um ponto de atenção é que você deve sempre procurar clínicas veterinárias com profissionais da medicina veterinária, uma vez que algumas vacinas comercializadas em outros estabelecimentos podem não ser certificadas.

Dica 2: verifique planos de saúde

Você já ouviu falar em planos de saúde para animais? Eles costumam ter valores baixos, como R$ 19,90 ao mês, e envolvem uma ampla cobertura. A depender da categoria do plano que você escolher dentro do seu orçamento para pets, eles podem cobrir vacinas, consultas, exames laboratoriais e muito mais!

E essa talvez seja a principal dica de hoje para você que quer sair do aperto com o seu animal. O único ponto que você deve prestar atenção é de garantir que tem clínicas credenciadas do plano de saúde de sua escolha próximas à sua residência, de modo que você não precise se deslocar para longe com seu animalzinho quando precisar usar o plano.

Dica 3: pequenas quantias reservadas para o seu pet

Se a opção do plano de saúde não for possível para você, guarde pequenos valores mensais para o caso de emergências. Ao manter o básico bem feito, você já evitará que muitas coisas ruins atinjam o seu peludo. Assim, sempre que conseguir, indicamos que você faça essa reserva para ter mais tranquilidade nos momentos de precisão.

Dica 4: faça você mesmo!

Sabe aquele banho gostoso que os cães precisam? (lembre-se que não é indicado dar banho em gatos, a não ser em casos muito específicos), você pode fazer isso em casa! Ou seja, o orçamento para pets pode ser enxugado, já que você também pode fazer algumas coisas no dia a dia. Ah, mas não se esqueça de proteger, com algodão seco, os ouvidos de seu cãozinho, viu?

Nos casos de alimentação caseira, só faça se tiver orientações do médico veterinário que acompanha o seu animalzinho. Isso porque, assim como nós, eles também têm diferentes necessidades nutricionais. Então, nada de enxugar o orçamento para pets sem informação correta, viu?!

Dica 5: improvise

Na hora do aperto ou se você ainda não tem um orçamento para pets, improvise! O importante é manter a saúde do bichinho em dia. Por isso, não abra mão de pedir ajuda a conhecidos para aliviar os seus gastos. Nesses casos, faça uma rifa ou uma vaquinha on-line. O improviso também pode ser feito com aquele trabalho extra de final de semana, cujo dinheiro será utilizado para pagar gastos com o veterinário.

Reflexões extras

Como você viu, um orçamento para pets, com previsão de gastos e necessidades para os animais de estimação, é muito importante. Mas se você está passando por um momento financeiro difícil e ainda não tem um animal de estimação, espere um pouco mais para dar o primeiro passo rumo a essa grande e fofa responsabilidade.

Evite comprar animais. Dê preferência a adoções. E lembre-se que algumas raças exigem gastos maiores… Além disso, se você não pode ter um animal neste momento, por diferentes motivos, apadrinhe um bichinho em uma das milhares de organizações que acolhem animais abandonados ou contribua com pequenas doações. Isso faz muita diferença!

Para ter mais ideias sobre renda extra, clique no botão abaixo e confira mais um de nossos conteúdos exclusivos e que farão você mudar a relação com o dinheiro.