Uma pesquisa do Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou que 85% dos brasileiros estão mais otimistas quando o assunto é a vida financeira em 2026. Para eles, o ano será melhor que 2025, e é o que todos nós esperamos de um novo ano, não é mesmo? Mas o levantamento traz dados ainda mais interessantes, conforme veremos a seguir.
O que diz a pesquisa?
A pesquisa do Serasa levou aos entrevistados diferentes perguntas. Entre os dados, destaca-se o fato de que os brasileiros não só acreditam que 2026 será financeiramente melhor, como aquele referente aos 78% dos brasileiros que estão confiantes de que poderão realizar sonhos que não foram realizados em 2025. Isso é muito bonito, concorda?
Bom, esse sentimento reflete os pensamentos de mais de 2.500 pessoas que foram ouvidas em novembro de 2025, e o que os dados mostram é que os brasileiros estão sim mais otimistas neste novo ano. Mas um ponto revelador está no comportamento das pessoas: 92% dos entrevistados declararam que estão se organizando para ter mais equilíbrio financeiro.
Atitudes de pessoas otimistas que mudam histórias
O dado acima é muito relevante porque mostra que os brasileiros não estão só mais otimistas, mas estão se movimentando para encontrar esse equilíbrio financeiro. E veja as formas registradas na pesquisa para isso: 34% apontaram que, no momento da pesquisa, já estavam pagando dívidas; 33% já tinham começado a reduzir gastos que podem ser eliminados ou em que há margem de economia; e 31% já estavam definindo metas para economizar.
Para 2026, o principal plano, de acordo com 42% dos respondentes, é pagar dívidas antigas, seguido por 31% que buscam mais cuidados com a saúde e 24% que planejam investir a partir deste novo ano. Esse intuito de colocar em prática estratégias simples, como a de organizar as dívidas e poupar, será fundamental para um ano mais tranquilo.
Educação financeira: caminho a seguir
A pesquisa do Serasa mostrou algo que falamos de forma incessante por aqui, no Clube U.: 8 em cada 10 brasileiros pretendem buscar informações financeiras em 2026. A análise do Serasa mostra, ainda, que esses brasileiros, que estão mais otimistas, estão tomando essas decisões pensando não só em mais equilíbrio financeiro, mas em qualidade de vida.
Ainda nessa esfera de como a educação financeira pode ajudar, saiba que os entrevistados também apontaram que entre suas principais preocupações financeiras estão os gastos inesperados/imprevistos (34%), a falta de uma reserva financeira (29%) e a impossibilidade de quitar todas as dívidas (24%). Mas como leitor do Clube U. você já sabe: o conhecimento nos ajuda a organizar tudo isso, mesmo que aos poucos.
Por isso, faça como esses brasileiros que estão otimistas e comece hoje a tomar atitudes práticas que vão melhorar a sua relação com o dinheiro. Com educação financeira, é possível entender como estabelecer orçamentos mais fiéis à sua realidade e, ainda, começar a se preparar para gastos imprevistos, poupar e desfrutar de sonhos que foram bem planejados. Pense nisso!