
Fazer pequenos reparos parece fácil, mas nem sempre é! O dia foi exaustivo, mas você chega em casa, e a torneira está pingando. O final de semana tem tudo para ser incrível, mas o chuveiro queimou a resistência bem na hora de sair. Essas situações parecem comuns para você? E o que você costuma fazer quando são necessários pequenos reparos em casa? A gente sabe: às vezes, as coisas estragam naqueles momentos em que mais estamos apertados.
Mas é justamente aí que mora o verdadeiro “faz tudo” que mora dentro de você. Para economizar em casa, em meio a situações como as que citamos e outras, é possível fazer alguns consertos que não exigem a presença de um profissional. Mas atenção: você deve se manter sempre seguro, sem riscos de queda ou choque, e deve fazer somente aquilo que não causará grandes prejuízos caso não der certo.
A magia da internet
Sabe aqueles vídeos que explicam o passo a passo de algum conserto ou de como fazer o bolo perfeito, entre tantos outros temas? Eles são chamados tutoriais e estão por toda a parte na internet. Basta jogar no Google ou no YouTube as expressões “como fazer alguma coisa” que aparecerá uma infinidade de vídeos com aquilo que você busca ajustar em sua casa.
Essa é uma das partes mais legais da internet: a do conhecimento. Então, antes de fazer pequenos reparos, lembre-se de pesquisar um pouquinho antes para entender truques que podem tornar o conserto ainda mais simples, seguro e rápido!
O que é possível fazer em casa?
Agora que já lembramos que a segurança vem em primeiro lugar (nos pequenos reparos e nos grandes também), vamos juntos refletir sobre aqueles pequenos reparos que não causam muitos riscos. Ah, e se você vive com alguém, aproveite o momento de fazer pequenos reparos para criar boas memórias com seu companheiro ou sua companheira!
💡 O primeiro e clássico exemplo é a troca de lâmpadas. Se uma delas queimou ou começou a piscar, não tem outro jeito: está na hora de substituir. Para isso, desligue primeiro o disjuntor de iluminação ou o geral e, com o auxílio de uma escada segura e estável – de preferência, com alguém ajudando -, tire a antiga, apenas rosqueando, e coloque a nova lâmpada.
🚿 O chuveiro também costuma ser um grande alvo dos pequenos reparos em casa. Nem todas as pessoas gostam de trocá-lo ou substituir a sua resistência. Mas sempre tem algum parente ou amigo que sabe, não é mesmo? Então, para economizar, vale convocar aquele parceiro que não tem medo.
O passo a passo, nesse caso, será parecido: desligue o disjuntor antes de fazer a troca. Isso é muito importante para evitar choques elétricos. Como as conexões e fios quase nunca mudam, basta desconectar os fios do chuveiro antigo e retirar o chuveiro antigo. Logo após, utilize a fita veda-rosca no cano do novo chuveiro e faça a instalação, girando o aparelho elétrico até que fique firme.
Como esse é um equipamento mais complexo, vale a pena ver um tutorial ou consultar o manual do produto, principalmente se os pequenos reparos envolverem a substituição da resistência.
💧 Para desentupir pias, às vezes, é necessário somente retirar o sifão e descartar o lixo acumulado no mesmo. O mesmo vale para ralos nos quais a água já não quer descer. Mas se nada disso resolver, talvez as situações não sejam mais de pequenos reparos e exijam a atuação de um profissional para fazer a limpeza da caixa de gordura (você pode tentar fazer sozinho, mas é um serviço mais pesado).
Além de resolver entupimentos, você pode também trocar as suas torneiras. Muitas vezes, alguma das peças está gasta ou elas estragam mesmo pelo tempo de vida útil. Para isso, o primeiro passo é desligar o registro de água. Depois, desenrosque o torneira antiga com as mãos ou auxiliado por um grifo ou uma chave inglesa.
🎨 Se a ideia é dar um toque especial na casa, pinte-a você mesmo. É claro que se você puder pagar um profissional, é melhor. Mas você mesmo conseguirá bons resultados se seguir dicas de profissionais divulgadas em tutoriais. É possível até mesmo conhecer dicas para limpeza de mofo e de como fazer pequenos reparos nas paredes.
Quando não fazer pequenos reparos?
Não faça pequenos reparos se eles envolverem estruturas de vidro ou objetos que podem se danificar com facilidade. O prejuízo, nesses casos, pode ser imenso. Imagina, por exemplo, quebrar janelas ou portas porque tentou trocar a fechadura? Em casos de portas de madeira, essa tentativa pode ser feita. Mas, em portas de vidro, o ideal é evitar.
Pedras de granito, por exemplo, podem se quebrar com facilidade caso você coloque força nas partes mais delicadas. Por isso, dê preferência a fazer as instalações quando houver alguém capacitado para ajudar.
Quer conhecer plataformas totalmente gratuitas e on-line de conhecimento? Clique no botão abaixo e veja quais cursos você pode fazer para aperfeiçoar suas habilidades e até mesmo para te ajudar nos pequenos reparos em casa!