10/09/2025
16h04
pintar o cabelo (1)

Mudar a cor dos cabelos é um desejo comum entre muitas mulheres, mas a praticidade de fazer isso em casa pode trazer consequências indesejadas (ruins) e, muitas vezes, mais caras a curto e a longo prazo. A pressa, a falta de conhecimento técnico e o desejo de economizar dinheiro ao pintar o cabelo em casa podem levar a erros graves, comprometendo a saúde dos fios e o resultado final.

Além disso, você deve conhecer alguém que ao pintar o cabelo em casa precisou correr ao salão de beleza para corrigir os erros, não é mesmo? Isso é mais comum do que a gente pensa, e é por isso que é necessário reduzir esses riscos ao máximo na hora de colocar a mão na massa. Vamos ver algumas dicas de como minimizar os riscos?

Quais são os erros mais comuns durante a coloração caseira?

A tentação de obter uma transformação rápida em casa esconde armadilhas que podem resultar em cabelos danificados e aquela frustração gigante. E talvez o erro mais comum estás na escolha da cor da tintura. Isso porque os profissionais dessa área costumam saber quais tons harmonizam ou não com um cliente.

Quando fazemos isso em casa, sozinhos, podemos ganhar tons muito artificiais, já que no salão existe todo um processo que é feito para atingir o tom desejado – algo que dificilmente as pessoas conseguem acertar ao pintar o cabelo em casa. É por isso que se você só olhar a cor na caixa da tinta pode ser que o resultado seja muito diferente…

A aplicação errada da tinta também pode deixar o resultado final muito diferente daquele imaginado. Os especialistas geralmente utilizam técnicas que preveem a aplicação uniforme do produto em todo o cabelo. E isso se torna um pouco difícil quando você pinta o cabelo sozinha ou sozinho ou tem a ajuda de alguém com poucas habilidades.

O medo de quebrar o cabelo é real!

Todo mundo sabe que é comum os cabeleireiros fazerem testes no cabelo para ver se os fios aguentam aquele processo químico. O teste de mecha, como é chamado, costuma ser realizado em uma área discreta do cabelo, justamente porque se houver algum dano, o visual da cliente não será comprometido.

E é exatamente esse teste que permite observar possíveis reações do produto nos fios e couro cabeludo em até 48 horas. O teste de toque, aplicando o produto atrás da orelha, é fundamental para identificar reações alérgicas na pele antes da aplicação geral, afinal, ninguém quer pintar o cabelo em casa e ir direto para o hospital, concorda?

Cuidados antes e depois de pintar o cabelo

Pintar o cabelo exige uma série de cuidados que começam antes mesmo de os fios receberem a coloração. Algumas mulheres evitam pintar o cabelo porque não conseguem manter essa rotina de cuidados com os fios… Além disso, a manutenção de uma cabelo com tinta pode representar alguns gastos com produtos específicos.

É fundamental saber que a saúde dos cabelos não começa e termina na aplicação da tinta. Antes de colorir, é importante um diagnóstico capilar para avaliar a saúde dos fios e planejar a aplicação. Após a coloração, o uso de produtos de tratamento específicos é vital para nutrir os fios, manter a cor e garantir a saúde capilar.

Assim, como você viu,, antes de pintar o cabelo em casa, é muito importante que você esteja atenta ou atento aos riscos que isso significa e se certificar de que está fazendo tudo da maneira correta. Assim, você não cai naquela famosa expressão: “o barato que sai caro” e consegue manter as madeixas lindas, do jeitinho que sempre sonhou em ter!