
A vida moderna e o uso das telas de celulares, computadores e televisões tirou um pouco da simplicidade de antigamente, você concorda? Quer um exemplo? Muitas crianças nascidas antes dos anos 2000 costumavam juntar os colegas na rua para fazer um piquenique, mesmo sem toalhas entendidas e alimentos organizados para fotos bonitas.
O que parece é que antigamente a gente vivia porque sentia felicidade naquilo. Agora, o postar virou a prioridade de muitas pessoas. Mas por que não voltar os olhos e incentivar os seus filhos a dar valor aos momentos mais simples da vida? O piquenique não precisa ser caro e perfeito, ele precisa somente ser um tempo de qualidade em que a gente se alimenta, conversa e cria memórias.
Como fazer um piquenique de baixo custo?
Um piquenique pode acontecer em qualquer local: no quintal da sua casa, debaixo de uma árvore frondosa da sua rua, desde que não haja movimentação de veículos, nas praças da cidade ou em áreas como campos, quadras e outras em meio à natureza. O ponto de atenção é que você deve sempre escolher um local limpo.
Ou seja, estamos falando aqui de um local público e gratuito, o que por si só já torna um piquenique muito barato. Para as crianças, a palavra piquenique traz um peso gigante, e se você estender uma toalha ou lençol velho no chão e colocar ali alguns alimentos, já será uma verdadeira festa que eles vão contar para todos os colegas.
Quais alimentos considerar?
Você também não precisa comprar muitos alimentos diferentes para fazer um piquenique. É até legal dar preferência a alimentos naturais, como as frutas, para incentivar um momento de bem-estar e saúde. Bananas, maçãs ou uma melancia partida já trazem todo o charme para o seu momento especial com as crianças ou entre adultos,
Além disso, é possível escolher alimentos que já têm em sua casa ou que são os preferidos dos participantes: biscoitos, sucos, pães ou mesmo um bolo caseiro. Aqui, vale a criatividade e aquilo que o bolso dá conta.
Convoque os vizinhos e amigos!
Às vezes, tudo o que uma vizinhança precisa é de alguém que incentive momentos simples assim. Ao fazer um piquenique para seus filhos, peça a ele para convidar os coleguinhas e receba contribuições. Cada mãe pode enviar aquilo que tem em casa para tornar esse momento ainda mais especial!
Uma dica muito bacana é engajar as crianças, que podem ficar responsáveis por criar convites escritos à mão, no papel. Um gesto assim, para elas, significa que aquilo tem muita importância, e elas vão se sentir realmente especiais por viver aquela experiência.
Improvise e torne esse momento mais frequente!
Ao longo do tempo, você pode até deixar a coisa mais bonita, comprando um ou dois metros de panos quadriculados de diferentes cores. Esses tecidos costumam ter baixo custo e tornam tudo ainda mais alegre e acolhedor para os pequenos,
Em vez daqueles cestos mais caros, você pode improvisar chapéus de palha virados ao contrário para conseguir trazer um charme e colocar os alimentos dentro desses acessórios. Para sermos caprichosos, não precisamos de luxo, mas de um olhar criativo.
Por fim, além de muita criatividade, lembre-se de tornar esses momentos mais frequentes para deixar de lado as telas e mostrar às crianças que esses momentos junto à natureza e aos amigos são fundamentais para nosso crescimento – e todas essas coisas servem para você, enquanto adulto, viu? Coloque em prática essa experiência e crie lindas memórias a partir de hoje!