
Muitos brasileiros sonham com o dia em que vão receber um cartão de crédito com o limite mais alto, já que isso nos ajuda na hora de comprar produtos mais caros, como móveis, aparelhos de celular, eletrodomésticos e por aí vai.
Mas você já pensou como é que fica para quem não tem acesso ao cartão? Hoje você vai conhecer o Pix parcelado, uma solução que vai permitir que as pessoas parcelem as compras no Pix. Entenda agora como isso pode ajudar quem precisa comprar e também quem precisa vender.
O que é o Pix parcelado?
O Pix parcelado é uma nova maneira de pagar suas compras usando o Pix, só que dividido em parcelas. Isso mesmo: em vez de pagar tudo de uma vez, você vai poder pagar aos poucos, em várias vezes — parecido com o que acontece quando se usa o cartão de crédito. Mas a grande diferença é que você não vai precisar ter um cartão de crédito. Isso ajuda bastante quem não tem acesso a banco ou limite no cartão.
A ideia dessa nova funcionalidade lançada pelo Banco Banco Central do Brasil, e que deve ter início até o final de agosto de 2025, não é acabar com o cartão de crédito, mas trazer uma nova solução de pagamento para facilitar a vida das pessoas. E isso trará benefícios reais a muitos consumidores e até mesmo aos lojistas.
Alguns bancos já oferecem o parcelamento do Pix dentro do próprio aplicativo, com cobrança de juros e taxas. A novidade é que, a partir de agora, isso será uma função oficial do Pix, para todo mundo. E é por isso que vale a pena você saber tudo sobre essa ferramenta e entender por qual motivo ela foi recebida com alegria por muitos cidadãos e donos de pequenos negócios.
Como vai funcionar?
Na prática, com o Pix parcelado, você faz a compra, escolhe em quantas vezes quer pagar e, se o banco aprovar, o valor é dividido. Quem vende recebe tudo na hora, como se tivesse sido um pagamento à vista — e quem compra paga mês a mês. Esse “se o banco aprovar” se refere ao seu relacionamento com o seu banco, pois ele irá oferecer essa possibilidade de acordo com sua análise de crédito.
O banco pode cobrar juros sobre esse parcelamento, que mudam de pessoa pra pessoa, dependendo do seu perfil financeiro (como sua pontuação de crédito). Mas não terá aquelas taxas de maquininha, porque não vai passar por operadora de cartão. Isso também pode ajudar o comerciante a ganhar um pouco mais e, até mesmo, a reduzir os valores dos produtos.
Vai acabar com o cartão de crédito?
Não! Como já dissemos, o Pix parcelado não vem para substituir o cartão de crédito, e sim para ser mais uma opção para os brasileiros. Para se ter ideia da importância disso, segundo o Banco Central, cerca de 60 milhões de adultos no Brasil não têm cartão de crédito. E a Serasa contou que mais de 35 milhões de pessoas nem estão registradas no sistema financeiro. Ou seja, essa novidade pode incluir muita gente que hoje está fora desse tipo de serviço.
Mesmo quem tem cartão de crédito pode se beneficiar com o Pix parcelado — principalmente se o limite do cartão for baixo ou se a compra for muito alta. Assim, dá pra comprar itens mais caros, como móveis, eletrodomésticos ou eletrônicos, e pagar aos poucos.
Consciência ao fazer longos parcelamentos
Mas é claro: você deve sempre considerar fazer um orçamento para conseguir fazer os pagamentos dessas parcelas. Então, mesmo com o Pix parcelado, é muito importante ter responsabilidade ao fazer compras de alto valor e que vão impactar o seu salário ao longo dos meses.