06/08/2025
17h14
Pix por aproximação (1)

Se você é uma daquelas pessoas que fazem Pix para tudo, vai gostar de entender um pouco mais sobre o Pix por aproximação, que chegou há pouco tempo para facilitar ainda mais as compras do nosso dia a dia.

A função foi lançada oficialmente em 28 de fevereiro de 2025 e permite que você faça pagamentos apenas aproximando o seu celular da maquininha, sem precisar abrir o aplicativo do banco.

Carteiras digitais: o que são e como usar?

Para usar o pagamento via aproximação com o Pix é necessário fazer um vínculo da sua conta com uma carteira digital (como Google Pay, por exemplo), e é essa parte que faz muita gente ficar confusa, porque nem sempre sabe como usar a carteira digital. Antes de tudo, saiba que isso não tem segredo: todos os celulares mais novos – os chamados smartphones – têm as carteiras digitais, também chamadas de wallet.

E o processo é bem simples: se o seu celular tiver essa opção, basta você clicar sobre ela e cadastrar cartões que queira usar em pagamentos ou vincular a sua conta do banco que costuma fazer o Pix. Ou seja, você vai ver que, na prática, tudo é muito tranquilo. Basta preencher esses dados e começar a utilizar a tecnologia de pagar com o seu celular. Assim, você deixa de andar com seus cartões de banco para cima e para baixo.

O que é o Pix por aproximação?

Basicamente, essa é uma nova forma de pagar usando o Pix, só que sem a necessidade de escanear o QR Code com o celular. Você apenas aproxima o seu smartphone da máquina de pagamento e, de forma rápida, a compra é confirmada por meio do Pix pora aproximação. Parece fácil, né? E é! Isso foi pensado para deixar o pagamento mais rápido e prático.

Agora, você vai acompanhar alguns passos para isso! É só ver as dicas que deixamos para fazer o Pix por aproximação abaixo!

1️⃣ Vincule sua conta à carteira digital: se você ainda não fez isso, é simples. Abra o app da sua carteira digital e vincule as contas que você usa para o Pix. Como você já viu anteriormente, esse é passo inicial para você utilizar qualquer forma de pagamento utilizando o seu celular.

2️⃣ Aproxime seu celular da maquininha: na hora de pagar, você escolhe a opção “Pix por aproximação” nos comércios e locais que já receberem dessa forma. Ao fazer isso, a maquininha vai gerar um QR Code que vai aparecer na tela do seu celular.

3️⃣ Confirme os dados e aprove: quando o QR Code aparecer, você vai conferir as informações da compra e confirmar, digitando a senha do seu celular ou usando a sua digital ou reconhecimento facial. E preste muita atenção nesse ponto, pois você realmente precisa conferir tudo bonitinho para ver se o preço bate com a sua conta.

Uma coisa importante: para utilizar o Pix por aproximação, o seu celular precisa estar conectado à internet para que a transação seja feita. E também há um limite de R$ 500,00 por dia para transações, mas esse valor pode ser alterado nas configurações da sua carteira digital.

Benefícios para você!

A rapidez é um dos principais benefícios do Pix por aproximação. Nesse caso, o pagamento fica muito mais rápido porque você não precisa abrir o aplicativo do banco ou escanear (ler com a câmera) o código. É só aproximar o celular e pronto. Além disso, a facilidade também é uma grande vantagem, uma vez que os pagamentos ficam integrados às carteiras digitais e você pode pagar de onde quiser, desde que tenha o celular por perto.

Como começar a usar?

Se você já tem uma carteira digital, já pode começar a usar o Pix por aproximação! Basta verificar se ela oferece a opção de pagamento por aproximação. Se não tiver uma, você vai precisar de um celular mais moderno, que tenha o sistema NFC (uma tecnologia que permite a troca de dados entre aparelhos). Atualmente, a Google Pay já tem o recurso, mas outras carteiras digitais, como Apple Pay e Samsung Pay, ainda estão se preparando para essa função.

Em resumo: o Pix por aproximação vai mudar a forma como você paga, tornando tudo mais rápido e sem complicação. Só lembre-se de manter seu celular conectado e fazer a configuração direitinho para aproveitar todas as vantagens dessa novidade.

Se você não tiver um celular que permite pagar com Pix por aproximação, fique tranquilo. Você continuará fazendo pagamentos sem essa tecnologia, como já faz hoje, e tudo certo! Nada de comprar celular e fazer dívida sem poder, viu?